Poder Legislativo

Bispo Dom Jacinto prestigia sessão itinerante no Distrito de Caravaggio

Foto: Silmar Vieira

Foto: Silmar Vieira

Aproximadamente 150 pessoas prestigiaram a sessão especial da Câmara de Nova Veneza, realizada na noite dessa terça-feira (7), no Salão Benfeitores de Caravaggio, no distrito de Nossa Senhora de Caravaggio, que contou inclusive com a presença do Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach e representando o Poder Executivo, o vice-prefeito Sérgio Alberto Spilere.

Esta foi a primeira sessão itinerante realizada dentro desta legislatura e teve como foco debater os assuntos pertinentes ao distrito que hoje conta com aproximadamente 5 mil habitantes. A comunidade é polo do setor metal mecânico e destino de milhares de romeiros que todos os anos peregrinam ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio.

Vários assuntos foram debatidos pelos vereadores, desde questões de infraestrutura, educação e saúde. O assunto mais controverso abordado na sessão foi referente à proposta de adoção de feriado municipal no dia 26 de maio, dia em que se comemora a aparição de Nossa Senhora em Caravaggio, na Itália e que é foco da devoção, não somente no município, mas em toda a região.

Há alguns anos é praticado ponto facultativo em todas as repartições públicas, comércio e empresas localizadas no distrito. O Reitor do Santuário, Padre Valdemar Carminatti, enfatizou durante discursos de que a lei estadual 16.324/2014 institui 26 de maio como Dia Estadual Nossa Senhora de Caravaggio. Ele lembrou ainda que o município pode ter até quatro feriados, sendo que hoje Nova Veneza tem apenas três que são Corpus Christi, Sexta-feira Santa e 21 de junho, data da emancipação.    

O Bispo Dom Jacinto foi convidado à Mesa e fez uso da palavra, argumentando sobre a questão da decretação de feriado municipal. “A maior concentração religiosa de nossa Diocese é aqui em Caravaggio e fico impressionado ano após ano. O Santuário não pertence apenas ao Caravaggio, mas sim a toda Diocese”, afirmou.  

O presidente Eloir Biro-Biro Minatto enfatizou a importância de discutir o assunto, uma vez que, além da questão da fervorosa devoção à Santa, a romaria à Caravaggio coloca o município como um dos principais destinos do turismo religioso em Santa Catarina. “São características importantes do povo de Nova Veneza que precisam ser valorizados e preservados”, ressaltou o presidente.        

A indicação com a proposta da criação do feriado foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.          

Colaboração: Silmar Vieira