Trânsito

BR-101 Sul catarinense tem quatro segmentos com velocidade reduzida

Foto: Muriel Albonico/DNIT/SC

Foto: Muriel Albonico/DNIT/SC

Há apenas um ponto em obras na BR-101 Sul catarinense, localizado entre o km 337 ao km 339, em Tubarão, onde o DNIT/SC constrói uma ponte e os acesso ao túnel do Morro do Formigão. Nesse trecho em desvio, o limite de velocidade é de 60 km/h, visto que é último em pista simples da rodovia federal. Mesmo com os limites de velocidade fixados em 110 km/h (veículos pequenos) e 90 km/h (veículos de grande porte), os motoristas precisam atentar para outros trechos com velocidade menor que a de tráfego de longo curso. São trechos onde há aferição ou fiscalização, como os três postos da Policia Rodoviária Federal (PRF), em Paulo Lopes, Tubarão e Araranguá.

Nos postos da PRF, a velocidade limite passa por dois estágios, sendo reduzida para 80 km/h, num espaço de desaceleração, e passando a ser de 60 km/h na área próxima à entrada e saída de viaturas. A medida de redução no limite de velocidade deve-se a necessidade de segurança aos policiais, disposto no bordo de pistas, em operação de fiscalização ou em prestação de serviço. A sinalização vertical indicatória está disposta em ambos os sentidos de tráfego da rodovia. A redução de velocidade serve para todos os veículos que trafegam pela rodovia.

A redução do limite de velocidade está em operação nos postos de fiscalização em trechos já duplicados da BR-101 Sul em Santa Catarina, localizados no km 267, em Paulo Lopes, no km 345, em Tubarão e no km 423, em Araranguá. Outro segmento em que há redução de velocidade está situado entre o km 257 ao km 260, da entrada do túnel do Morro Agudo a ponte sobre o rio Cova Triste, em Paulo Lopes. Nesse segmento, a velocidade limite é de 80 km/h, em trecho com aferição de radar fixo.

Em vias laterais, paralelas a BR-101 Sul, o limite de velocidade está fixado entre 40 km/h a 60 km/h. As vias lindeiras são os acessos entre bairros, localizados nos bordos da rodovia, onde há aglomerações urbanas e tráfego de pedestres. O limite garante a trafegabilidade de veículos e pedestres, mas para isso, os usuários precisam respeitar a sinalização vertical e horizontal, indicatória de velocidade e áreas de passagem para pessoas.

Motocicletas – Segundo a Polícia Rodoviária Federal, as motocicletas devem obedecer ao limite fixado para veículos de pequeno porte, isto é, pode trafegar a 110 km/h em pistas duplicadas. Nas demais situações, como em desvios e pista simples, devem respeitar a sinalização vertical indicatória de velocidade instalada em cada trecho.

Além disso, os motociclistas devem usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como o capacete, o uso de luvas, calcados fechados e ainda com os macacões impermeáveis. Pelo tráfego intenso de veículos de grande porte, os motociclistas são vítimas mais frágeis, pois estão mais expostos, em contato direto com carros e caminhões. Mas não é somente o tráfego na rodovia que gera vítimas. Por isso, o uso dos EPIs é fundamental para garantir a segurança do condutor e do passageiro de uma motocicleta.

Sinalização – Os trechos duplicados da BR-101 Sul estão com a sinalização vertical (placas) e horizontal (faixas de eixo central e bordo de pistas) definitivas instaladas. As sinalizações provisórias em fase de obras foram retiradas para que a nova pudesse ser instalada. Com isso, os usuários da rodovia devem atentar para a nova configuração de placas e faixas, principalmente nos acessos a obras de arte especiais (OAEs), que são as ligações entre a rodovia federal e as cidades lindeiras.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC