Clima

Braço do Norte decreta situação de emergência

O prefeito em exercício, Charles Bianchini, decretou no final da tarde dessa sexta-feira (14), situação de emergência em Braço do Norte. Os grandes prejuízos causados pela chuva da tarde de ontem e o agravamento de muitas situações de alagamentos durante todo o dia contribuíram com a grave situação. No bairro Rio Bonito, o córrego transbordou deixando quatro famílias desalojadas e outras em estado de alerta. 

O representante da Defesa Civil de Braço do Norte, bombeiro Jocione Lunarde, e um responsável técnico da Amurel percorreram o Município durante a tarde observando os estragos. Os técnicos sugeriram que fosse decretada a situação de emergência. O município faz o levantamento dos danos e prejuízos causados pela chuva e se mantém em estado de alerta até os próximos dias.

Hoje pela manhã, o prefeito em exercício Charles Bianchini, o representante da Defesa Civil, Andersom Martins, o Corpo de Bombeiros de Braço do Norte e Secretaria de Obras, discutiu-se a situação dos alagamentos e fortes chuvas em Braço do Norte.

A Prefeitura Municipal toma medidas emergenciais, como desobstrução de córregos e bocas de lobo para o escoamento das aguas, além da limpeza de ruas que foram tomadas pelas aguas. O diretor da secretaria de obras, Osvaldo Balbino, destacou que a equipe da secretaria está mobilizada desde a tarde de ontem e apesar da difícil situação permanece nos trabalhos durante todo dia de hoje. 

O representante da Defesa Civil, Adersom Matins, informou que a quantidade de chuva no município nas ultimas 24hors foram de 90.4mm. “É importante ressaltar que essa grande quantidade de chuva ocorreu em Braço em menos de 12 horas, já que iniciou-se apenas no final da tarde. São fatos isolados e difíceis de prever”. 

A Defesa Civil emitiu nesta manhã mais um alerta para alagamentos, inundações e risco de deslizamentos no Litoral Sul. Além de ressaca e risco de alagamentos e inundações, especialmente, no Litoral Norte, entre sábado e segunda-feira.

O prefeito em exercício Charles Bianchini e a equipe da prefeitura Municipal realizam um levantamento dos estragos e danos causados pela chuva e não é descartada a possibilidade ser decretado estado de emergência. “Pedimos ainda que as pessoas tomem cuidado e as precauções necessárias para sua segurança, devido à previsão de chuva prolongada”, ressalta o prefeito. 

A prefeitura ainda alerta para evitar que seja jogado lixo nas ruas. Somente essa manhã, já foi retirada uma caçamba de lixo de córregos, bocas de lobo e das ruas do município. Além da limpeza da areia excedente.

 

  • 364cdb09af559793267c8a00620fdae1
  • 2156f8c04e2fcce2775bcc955efdff29