Esporte

Brasil enfrenta Guiné em jogo amistoso marcado por manifestações antirracistas

Foto: Divulgação/CBF

Em uma partida marcada por manifestações de combate ao racismo, a seleção brasileira enfrenta Guiné em jogo amistoso disputado, a partir das 16h30 (horário de Brasília) deste sábado, 17, no Estádio Cornellà-El Prat, que pertence ao Espanyol, em Barcelona (Espanha).

Em seu primeiro jogo após o atacante Vinicius Júnior ter sido vítima de agressões racistas em partida do Campeonato Espanhol entre Real Madrid e Valencia no Estádio Mestalla, a equipe masculina de futebol do Brasil entrará em campo, pela primeira vez em 109 anos de história, com uniforme totalmente preto. A iniciativa da CBF faz parte de uma série de ações organizadas para combater o racismo.

A seleção atuará durante todo o primeiro tempo do jogo contra Guiné com a camisa preta. Após o intervalo, a equipe comandada interinamente por Ramon Menezes jogará com a camisa amarela, que também fará alusão à luta contra o racismo.

Além de ser uma oportunidade de se posicionar publicamente contra o racismo, o jogo servirá também para a seleção buscar a sua primeira vitória desde a disputa da Copa do Mundo de 2022. Após a eliminação do Mundial disputado no Catar (nas quartas de final após derrota para a Croácia) a equipe teve apenas um compromisso, um amistoso contra o Marrocos disputado em Tânger que terminou com vitória dos donos da casa por 2 a 1.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Isso fez com que o técnico Ramon Menezes afirmasse, em entrevista coletiva concedida na última sexta-feira (16), que deseja que o Brasil volte a triunfar e a apresentar um bom futebol: “Que o Brasil volte a vencer, volte a jogar bem e a ter o controle das ações, como já faz parte da tradição da seleção, que também é forte na parte defensiva”.

Para alcançar este objetivo o treinador deve mandar a campo uma equipe formada por uma mescla de jogadores que estiveram no Catar com atletas que estão recebendo oportunidades, alguns a primeira, na equipe canarinho. Os que receberam a primeira convocação são Ayrton Lucas (Flamengo), Vanderson (Monaco, da França), Joelinton (Newcastle, da Inglaterra) e Robert Renan (Zenit, da Rússia).

A expectativa é de que Richarlison seja mantido na posição de centroavante titular mesmo vivendo um momento de baixa produtividade no Tottenham (Inglaterra). Já o lateral Ayrton Lucas e o meio-campista Joelinton devem receber uma oportunidade no time titular. Porém, o destaque fica com Vinícius Júnior. O atacante, que é considerado por muitos o melhor jogador brasileiro em atividade no momento, usará a camisa 10 nos amistosos contra Guiné e Senegal.

A seleção brasileira deve ir a campo com: Weverton; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas; Casemiro, Joelinton e Lucas Paquetá; Rodrygo, Vinicius Júnior e Richarlison.

O goleiro Alisson sofreu um pequeno trauma no dedo mindinho da mão esquerda durante o treino dessa sexta-feira, 16, da Seleção Brasileira. Por isso, não terá condições de enfrentar a seleção de Guiné, neste sábado, em Barcelona. Ele acordou com um pouco de dor no local.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Alisson seguirá com o grupo para Portugal, onde o Brasil jogará com a seleção de Senegal na próxima terça-feira, 20. O técnico Ramon Menezes ainda definirá o substituto de Alisson. No grupo há mais dois goleiros: Weverton e Ederson.

Já a seleção de Guiné deposita sua confiança em dois jogadores que atuam em ligas de grande apelo da Europa: o meio-campista Naby Keita, que acaba de trocar o Liverpool pelo Werder Bremen (Alemanha), e o atacante Guirassy, do Stuttgart (Alemanha). A equipe africana vem de uma derrota para o Egito, por 2 a 1, pelas Eliminatórias da Copa Africana de Nações.

Após a partida contra Guiné, a seleção brasileira segue para Portugal, onde enfrenta Senegal, em Lisboa, na próxima terça-feira (20) no estádio José Alvalade.

Notícias Relacionadas

Coronavírus: CBF suspende todos os jogos de competições nacionais

Entidade esportiva seguiu o exemplo de outras ao redor do mundo que buscam evitar o contágio.

Nacional: CBF sinaliza abertura do Brasileirão 2020 para 9 de agosto

Data saiu após reunião com dirigentes de clubes das séries A e B.

TSE e CBF promovem tuitaço pela paz nas eleições

“Essas duas festas populares devem ser pacíficas”, destacou o TSE

Criciúma envia ofício para a CBF questionando expulsões na Série C

Após duas expulsões contra o Botafogo-PR, diretoria do Tigre pede que VAR "seja utilizado de forma correta".