Geral

Burpee em alta com a proximidade do verão

Exercício sem equipamentos e sem pesos é a pedida para potencializar resultados

Para fazer o burpee não há necessidade de equipamentos ou pesos, mesmo assim o exercício tem a fama de ser um dos mais difíceis nas academias especializadas em treinamento funcional. A combinação de agachamento, flexão e salto resulta em muito suor e perda de calorias.

“É um exercício completo e básico ao crossfit (programa de treino funcional de força). Trabalha resistência e a parte cardiovascular, acelera o metabolismo e queima calorias”, explica instrutor da academia Sparta 55 de Criciúma, Gerson Olivos, confirmando os benefícios do burpee.

Muitos alunos sentem arrepios ao ouvir falar a palavra burpee, conta o professor. “O exercício é sinônimo também de medo e diversão porque o utilizamos como ‘castigo’ por atraso de horário de treino ou em situações de outros exercícios mal executados”, conta.

Entenda o burpee: sempre em movimentos rápidos e coordenados de braços e pernas, a execução do burpee começa com agachamento, seguido do movimento de uma flexão, novamente agachamento e depois a subida com um salto vertical.

Apesar de não necessitar de equipamentos, Olivos pondera que a orientação de um professor de educação física não pode ser dispensada. “As vantagens com a prática do burpee só se garantem com a execução perfeita. Dependendo dos casos, pode-se adaptar o exercício tornando mais leve para o aluno que tiver alguma dificuldade ou agregar peso, por exemplo, a quem estiver em um nível mais elevado de preparação física”, pontua.

Colaboração: João Pedro Alves / Partner Nazario & Bortot Comunicação

[soliloquy id=”153016″]