Clima

Calor extremo ou bolha de calor: o que está causando temperaturas desérticas em SC?

Foto: Freepik

Um fenômeno climático, conhecido como bolha de calor ou domo de calor, está provocando um aumento significativo das temperaturas em várias regiões de Santa Catarina. Este fenômeno, que tem afetado a Argentina e parte do Rio Grande do Sul nos últimos dias, agora está gerando preocupações quanto às condições climáticas no sul do Brasil.

O meteorologista Piter Scheuer explica que esse tipo de condição é comum durante o verão e é caracterizado por uma onda de calor intensa. Segundo ele, o núcleo de ar quente, que está atuando principalmente na Argentina, tem influenciado as condições climáticas em Santa Catarina.

As áreas mais afetadas por essa onda de calor intenso são o Extremo-Oeste e Oeste catarinense. Scheuer prevê que as temperaturas nessas regiões podem chegar aos 34ºC a 36ºC devido à intensidade do calor.

Mas afinal, o que é exatamente um domo de calor ou bolha de calor?

De acordo com o portal meteorológico MetSul Meteorologia, uma bolha de calor, também conhecida como domo ou cúpula de calor (em inglês — heat dome), ocorre quando áreas de alta pressão atuam como cúpulas de calor e têm ar descendente (subsidência).

Essa descida do ar comprime a coluna de ar no solo, o que, por sua vez, aquece o ar. Basicamente, uma cúpula de calor se forma quando uma área de alta pressão permanece sobre uma região por dias ou até semanas, aprisionando o ar quente embaixo dela, como uma tampa sobre uma panela.

Esse processo físico na atmosfera faz com que as massas de ar quente se expandam verticalmente, criando uma cúpula de alta pressão que desvia os sistemas meteorológicos, como as frentes frias, ao seu redor.

À medida que essa área de alta pressão se estabelece em uma determinada região, o ar quente abaixo aquece a atmosfera e dissipa a cobertura de nuvens. Com o ângulo elevado do sol durante o verão e o céu claro ou com poucas nuvens, o solo se aquece ainda mais.

Notícias Relacionadas

Colégio Satc lança “Reserva de Vagas para 2025”

A iniciativa foi criada para atender à demanda crescente e valorizar as famílias

Última etapa Copa 60 anos Coopercocal de Bocha de Cancha

ACIO lança concurso “Slogan de Ouro” e premiará o vencedor

O autor da frase mais criativa receberá vouchers para capacitações, cesta de café e itens como mochila, caneca, mousepad e entre outros.

Incêndio provoca estragos em padaria de Criciúma

O fogo iniciou em uma fritadeira elétrica