Clima

Calor volta à região, mas não com a intensidade de janeiro

Nos municípios da Amrec, máximas devem variar entre 26 e 27°C. Na sexta-feira, temperaturas chegam até 31°C

Divulgação

Apesar de ter dado uma trégua, o calor voltou ao Sul Catarinense, mas não com a mesma intensidade da segunda quinzena de janeiro. Hoje, o clima se mantém parecido em todos os municípios da Região Carbonífera (Amrec), com mínimas que variam entre 18, 19 e 20 graus e máximas até 27°C. Nesta terça-feira, há chances de pancadas de chuva isoladas.

Desde 15 de janeiro, até o fim do mês, altas temperaturas atingiram Santa Catarina. O Sul e o Oeste do Estado foram as regiões que sentiram os maiores efeitos da onda de calor. Os termômetros, até semana passada, chegaram a marcar 40°C – com sensação térmica de 50 °C em Criciúma, no dia 16.

Apesar de o clima quente seguir predominante na região, as máximas não vão chegar perto do que o Estado registrou em janeiro. A intensa onda de calor foi registrada em Santa Catarina até o último dia 26. A partir disso, uma frente fria derrubou as temperaturas.

“Durante a semana continua predominando o bom tempo. Amanhã [hoje], pode ter alguma pancada de chuva no fim da tarde, mas nada como na segunda-feira. Quarta e quinta, nem chuva tem prevista. Na sexta, volta a ter o risco de alguma trovoada aqui na região”, comenta o climatologista da Epagri, Márcio Sônego.

Para Santa Catarina, hoje, do Planalto ao Litoral, haverá sol com pancadas isoladas de chuva e trovoadas na tarde e noite. Do Extremo Oeste ao Meio-Oeste, o sol predomina. Entre quarta e quinta-feira, o tempo segue firme e algumas nuvens em todo o Estado. Na sexta, o clima pode mudar, com chances mais elevadas de pancadas de chuva e trovoadas.

Na próxima sexta-feira e no fim de semana, em Criciúma e região, as temperaturas podem aumentar. A mínima prevista para o município é de 20°C, enquanto a máxima atinge 31°C. Deve chover rapidamente, característico do verão, durante o dia e a noite.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Operação “Street Cleaner” é deflagrada na cidade de Lauro Müller

Com o intuito de controlar o tráfico de drogas a ação foi realizada na região de Barreiro, no distrito de Guatá

Homem é achado morto em cama de hotel em SC

Ele estava no município para o evento de uma empresa de climatizadores evaporativos; vítima foi identificada como Geraldo Paulo Marques

Bandidos esquartejam vacas para roubar carne em cidade do Norte de SC

As vacas foram esquartejadas em uma fazenda na localidade de Mafra; prejuízo deve ser de mais de R$ 35 mil

Duas cidades de SC estão entre as mais solidárias do país segundo a ONU; saiba quais

Municípios são destaque no atendimento e acolhimento a refugiados e migrantes