Geral

Calouros humilhados durante Trote

Calouros precisavam passar por uma espécie de vala aberta na areia da praia e coberta com lona, onde estavam depositados “urina, óleo, água, fruta podre e outros produtos.

Os calouros do curso de Arquitetura da Udesc de Laguna passaram por um trote constrangedor nesta quinta-feira. Fotos postadas no Facebook mostram os calouros passando por uma espécie de vala aberta na areia da praia e coberta com lona, com vários produtos; em outra foto é possível vê-los deitados já sujos e com os veteranos e outras pessoas ao redor.

Entre os comentários postados no Facebook há informações sobre o que foi colocado na lona onde os calouros precisavam passar: “mijo, óleo, água, fruta podre e todo (sic) de ruim.. iuaehuihuhe” e “esqueceu do arroz velho e do molho de cachorro quente”. Outros comentários ironizam o fato: “Ótimo pra cabelo isso aih!”, e ainda “iiiisso q é trote…. na praia e com mulherada dominando!”. Outros são risadas e palavrões e até de espanto, como “Nossa” e “Credo”.

O chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Udesc de Laguna, Jader Afonso Savi Mondo, disse desconhecer o trote. “Na universidade, o trote é proibido dentro do seu espaço físico, mas fora não temos como controlar. Nós procuramos desestimular o trote e no início do semestre fizemos uma gincana para integrar os veteranos e os calouros. Vou repassar a informação à direção da instituição, para que eles tomem as providências cabidas”, afirma o professor.

Unisul – Se há alguns anos trotes como este realizado em Laguna eram comuns em Tubarão, hoje a situação é bem diferente. Em vez de trote, os calouros serão recepcionados com atividades culturais. As unidades da Unisul de Içara, Braço do Norte, Araranguá e do campus de Tubarão realizam os eventos de recepção, respectivamente, nos próximos dias 12, 13, 14 e 15. As atividades serão às 19h30 em todas as unidades, exceto em Tubarão, que dá as boas-vindas aos mais de 1,2 mil calouros às 9h30 e às 20h30.

Em Tubarão, os novos alunos assistem a atrações artísticas do Coral Universitário, da Cia. de Teatro e Cia. de Dança. A novidade deste ano é a exibição de um vídeo que mostra a estrutura da Unisul, destaca seus principais projetos e fornece informações para o acesso aos serviços da universidade.

Diário do Sul

  • 40fbf33714de0e354c98e74412eac1cf
  • 2b91a06635c8165a937567b29602b729