Saúde

Caminhada da APAE de Orleans: mais um passo rumo ao futuro com maior adesão à prevenção de deficiência

A APAE, a Associação de Deficientes Visuais de Orleans e Região – Adore, o Centro de Educação Infantil Regina Checheto e as Escolas de Educação Básica Costa Carneiro e Samuel Sandrini deram mais um passo nesta sexta-feira (21) rumo ao futuro com maior adesão à prevenção de deficiência.

As associações e instituições de ensino se uniram em uma caminhada com objetivo de alertar a população sobre o tema. A ação iniciou às 9 horas, com partida em frente à Prefeitura Municipal de Orleans. Além de um carro de som, que possibilitou com que as frases da prevenção chegassem até os orleanenses, cartazes também foram utilizados como instrumento de conscientização.

Esta é mais uma ação realizada pela APAE de Orleans, em conjunto com o Conselho Regional Encostas da Serra e a FEAPAES/SC, colocando em prática o Plano Estadual de Prevenção de Deficiências. O intuito é mostrar à população que prevenção é a solução, tendo em vista que 70% ou mais das deficiências poderiam ser evitadas, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS.

As medidas preventivas podem ser tomadas antes da gravidez, vacinando-se; durante a gravidez, realizando de exames periódicos; durante o parto, sendo feito no hospital com a presença de um obstetra e um pediatra; e depois do nascimento, realizando os testes de orelhinha, coraçãozinho, olhinho, linguinha e pezinho.

Atentar-se ao desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de 0 a 3 anos, no que se refere ao desenvolvimento motor, cognitivo, da linguagem, emocional e social, também é importante, pois garante que o tratamento de deficiências seja iniciado o quanto antes. 

A caminhada contou com a escolta da Polícia Militar de Orleans.

[soliloquy id=”142001″]