Política

Campanha Voto Regional lança site para acompanhamento de deputados do Sul do Estado

Foto: Douglas Saviato

Foto: Douglas Saviato

A campanha “Voto Regional – A Força do Sul nas Urnas” chegou a sua terceira etapa nesta quarta-feira, dia 21. Através de uma coletiva de imprensa, após um ano das eleições de 2014, a campanha que mobilizou os eleitores do Sul do Estado lança uma plataforma online para o acompanhamento de cada deputado Sul catarinense eleito no último pleito.

A população poderá acompanhar o desempenho na Câmara dos Deputados dos quatro deputados federais eleitos, assim como poderão acompanhar os oito deputados estaduais na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), incluindo os suplentes eleitos respectivamente. O acesso pode ser feito a partir desta quarta-feira através do site acicri.com.br/votoregional.

A campanha passou a ser desenvolvida pela Associação Empresarial de Criciúma – ACIC com as demais associações empresariais do Sul do Estado em conjunto com a Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) de Criciúma e entidades parceiras no segundo semestre de 2014. Na primeira etapa, a campanha teve como objetivo angariar votos para os representantes da região Sul.

Já a segunda etapa consistiu em levar as reivindicações da região aos deputados eleitos. Um compilado de necessidades foi entregue aos parlamentares chamado de Voz Única. Segundo o presidente da ACIC, César Smielevski, agora chegou o momento de cobrança, saber quais os projetos, ideias, intenções, o que os representantes estão fazendo, efetivamente, para contribuir com o desenvolvimento do Sul do Estado e melhorar a vida da população.

“Por conhecerem as nossas dificuldades e reivindicações, eles acabam se tornando os porta-vozes habilitados e preparados para fazer as defesas das nossas reclamações, ou seja, como realizamos a campanha para que eles fossem eleitos, também é nosso dever cobrar o bom desempenho deles”, frisa Smielevski.

Para o presidente, a intenção da campanha também é educar o eleitor. “Queremos educar a população para ter este olhar de cobrança, ou seja, educar para cobrar. Acreditamos que a eleição não termina no dia do voto, apenas começa. A prova disso é a terceira edição da campanha”, completa. De acordo com o presidente da CDL, Gelson Philippi, esta plataforma será útil para sociedade, pois será possível saber o que os representantes estão fazendo pelo futuro da região.

O jornalista João Pedro Alves ficou responsável por compilar todas as informações públicas em relação à movimentação de cada deputado. De acordo com Alves, uma ficha de cada parlamentar com informações básicas está disponível aos eleitores e as comissões que cada um participa. Além disso, a população poderá acompanhar outras informações como projetos de lei, indicações ao executivo, moções, pronunciamentos, proposições e doações de campanha.

Colaboração: Douglas Saviato/Novo Texto Comunicação