Sem Categoria

Candidaturas a prefeito nas eleições suplementares são registradas em Sangão

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As duas candidaturas que vão concorrer nas eleições suplementares em Sangão foram registradas ontem à tarde na 33ª Zona Eleitoral, no prazo limite. Dalmir Carara Cândido (PP) e Herivelto de Castro Reynaldo (PMDB) serão os candidatos a prefeito nas eleições marcadas para o dia 2 de abril.

O registro se deu dias depois da escolha dos nomes nas convenções partidárias, realizadas no último domingo. O pleito suplementar em Sangão foi necessário depois que o prefeito Castilho Silvano Vieira (PP), reeleito em outubro do ano passado, teve o registro de candidatura negado pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE. 

Dalmir Carara, que era o candidato a vice de Castilho, foi escolhido por aclamação entre os progressistas, tendo como candidato a vice-prefeito o vereador Valdeci Serafim (PP), o Nego do Frizzo. A chapa terá o apoio de outras quatro siglas, PDT, PSC, PSD e PT, além de integrantes do PSDB.

Já a chapa do PMDB terá Herivelto de Castro Reynaldo como candidato a prefeito e Paulo Jorge Machado (PMDB), o Paulinho, como vice. Os dois têm o apoio dos partidos PSB e PSDB.

A campanha eleitoral está liberada a partir de hoje. Já a propaganda no rádio e na televisão inicia no dia 24 de fevereiro e segue até 30 de março. As prestações de contas dos candidatos e partidos políticos deverão ser encaminhadas até o dia 4 de abril.

Mas a eleição ainda pode ter empecilhos. Castilho, prefeito que teve a candidatura cassada, já declarou que vai entrar com um pedido de suspensão do pleito. Ele pretende ingressar com pedido de medida cautelar no Supremo Tribunal Federal para assumir o cargo. 

Enquanto o novo prefeito não é definido, a prefeitura de Sangão segue sob o comando interino do presidente da Câmara de Vereadores, Anderson de Souza, também do PP.

Entenda

Eleito vice-prefeito em 2008, Castilho Silvano Vieira substituiu o então prefeito por 30 dias a menos de seis meses da eleição de 2012, quando foi eleito prefeito do município. Assim, o TSE, ao contrário da decisão do TRE, entendeu que, se empossado, Castilho cumpriria um terceiro mandato. O candidato obteve 4.022 votos no dia 2 de outubro, o que corresponde a 54,14% dos votos válidos.

Com informações do Jornal Diário do Sul