Saúde

Casos de zika vírus Casos são descartados em Tubarão

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os dois casos de zika vírus que estavam em investigação, em Tubarão, foram descartados conforme o novo relatório divulgado ontem pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica – Dive. O estado agora tem nove casos confirmados de zika, um deles em Braço do Norte, já divulgado anteriormente. Em Jaguaruna, um caso foi descartado e, em Capivari de Baixo, dois estão em investigação.

O relatório aponta que subiu para 764 o número de casos de dengue confirmados entre 1º de janeiro e 27 de fevereiro em Santa Catarina. Desses, 626 (82%) são autóctones, com transmissão dentro do estado. Na lista nenhum caso na região da Amurel é confirmado, e a Cidade Azul também não aparece mais como município com risco de infestação.

Nenhum caso da febre de chikungunya foi confirmado até o momento. Agora são 115 em investigação. Conforme a vigilância epidemiológica, a medida mais eficiente para combater o Aedes aegypti é a eliminação de todos os possíveis criadouros. O principal é evitar qualquer acúmulo de água parada. Quinze minutos de vistorias semanais são suficientes para manter o ambiente limpo.

Pratinhos com vasos de planta, lixeiras, baldes, ralos, calhas, garrafas, pneus e até brinquedos podem servir de criadouros para as larvas do mosquito. Segundo o site Notisul, outras iniciativas de proteção individual também podem complementar a prevenção das doenças, como o uso de repelentes e inseticidas para o ambiente.