Economia

Catarinenses preferem supermercados para fazer compras de Páscoa

Pesquisa realizada pela Fecomércio-SC, aponta que o setor domina a preferência com 76%

Os consumidores catarinenses devem continuar apostando nos supermercados como principal destino para as compras na temporada de Páscoa. Pesquisa realizada pela Fecomércio-SC, aponta que o setor domina a preferência com 76%. O gasto médio dos consumidores ficou em R$ 125,78, valor superior ao de 2012 que havia sido de R$ 114,00.

A preferência está associada principalmente aos chocolates industrializados. O levantamento apontou que 53% dos consumidores vão presentear com os tradicionais ovos de chocolate, e 29% irão escolher outro tipo de chocolate. Juntos os valores mostram que 82% dos catarinenses irão comprar algum tipo de chocolate com origem industrial.

“O foco maior é sempre voltado para os chocolates, no entanto, também procuramos valorizar outros produtos que compõem essa data tão importante”, ressalta o gerente de compras do Giassi, Jalmor de Assis. No Giassi Supermercados os clientes podem encontrar além da tradicional parreira recheada de ovos, outras opções de presentes como cestas decoradas, coelhos de pelúcia e kits recheados de doces.

A posição da rede catarinense Giassi em valorizar mais os chocolates, mas não se esquecer de outras opções para seus clientes, reforça os resultados da pesquisa. Segundo a pesquisa, 77% dos entrevistados irão comprar apenas chocolates para presentear, enquanto 12,4% dos catarinenses irão comprar outro tipo de produto. A pesquisa foi realizada com 2.776 entrevistados nos dias 7 e 8 de março em seis cidades.

Brasileiros e chocólatras

De acordo com o último balanço da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), o Brasil é o terceiro maior produtor de chocolates do mundo. E ocupa a quarta colocação como maior consumidor mundial.
O brasileiro consome em média 2,2 kg por habitante, um percentual pequeno se comparado com os vizinhos argentinos, que consomem por volta de 5kg.

Colaboração: Tiago Clezar