Geral

Causa da Canonização de Albertina Berkenbrok será apresentada na JMJ

A causa da canonização da catarinense Albertina Berkenbrock deve ganhar força na Jornada Mundial da Juventude, que acontece de 22 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco.

A expectativa é do presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli, que se reuniu na manhã desta quarta-feira, 12, com o arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck. O deputado pediu apoio ao religioso para inserir o tema da canonização na agenda do Sumo Pontífice no Brasil. O objetivo é conseguir uma audiência com o Papa Francisco para apresentar o processo para declarar a primeira santa genuinamente catarinense.

"Existe uma profunda identidade entre a beata Albertina e a juventude. Ela morreu defendendo um valor. A juventude atual precisa de exemplos como o da beata, para que lute contra a violação da liberdade", afirmou Ponticelli.

Segundo Dom Wilson, Santa Catarina está mobilizada para a Jornada Mundial da Juventude. Cerca de 5.000 catarinenses deverão estar presentes no evento. "Não só a Igreja católica está mobilizada para a JMJ mas toda a sociedade. É importante esta iniciativa de enaltecer o exemplo Albertina para a juventude", disse o arcebispo.

"Pretendemos que a causa da canonização de Albertina Berkenbrok ganhe força a partir da vinda do Santo Padre ao Brasil", salientou o presidente da Assembleia, lembrando a dedicação do padre Sérgio Jeremias à causa da canonização.