Turismo

CDL e Prefeitura relançam campanha ‘Compre de Orleans’ com palestra de Ângelo Sanches

O Secretário de Turismo e Cultura de Canela (RS) falou sobre como desenvolver o comércio e os serviços para lucrar com turismo

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

A Campanha Compre de Orleans foi relançada na noite desta terça-feira (30) no Centro de Vivências da Unibave. A campanha é uma iniciativa da CDL juntamente com a Prefeitura Municipal e pretende fortalecer o comércio na cidade.

O presidente da CDL, Muriel Silvério falou dos objetivos da campanha. “O Compre de Orleans será o início de outros projetos que virão para somar e fortalecer ainda mais o comércio da cidade. Essa campanha é de conscientização, uma campanha cultural, para que realmente as pessoas comprem no município e fiquem na cidade. Orleans tem uma variedade muito grande e nós conseguimos hoje oferecer, não só questão de preço, mas de qualidade também”, afirma Muriel.

Como parte da Campanha, algumas ações vão ser realizadas durante o ano. A primeira delas foi a palestra com o Secretário de Turismo e Cultura de Canela (RS), Ângelo Sanches, que ocorreu após o relançamento da campanha. Muriel ainda destaca alguns eventos da CDL para incentivar o comércio. “Em Maio haverá mais um evento que a CDL está organizando. Será o maior evento de moda do município. Não tenho dúvidas que será um sucesso. A expectativa de público é em torno de 400 a 500 pessoas já na primeira edição. Nós conseguimos trazer não só pessoas desfilando para mostrar o vestuário do município, mas também trazer vários expositores da cidade”, comenta o presidente.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Além dos eventos, a premiação de um carro 0km no valor de R$ 60 mil para consumidores da cidade de Orleans será sorteado no dia 24 de dezembro. Para concorrer Muriel explica que o consumidor precisa acumular cupons ficais a partir desta quarta-feira (1) e quando somar R$ 300 em compras, o consumidor deve ir até a CDL e retirar um cupom de premiação. O presidente ainda ressalta que o carro 0km será adquirido com recursos da CDL e da Prefeitura Municipal.

O prefeito Jorge Koch estava presente no relançamento da campanha e falou da importância do incentivo às compras na cidade. “Cada vez mais queremos ser parceiros da CDL e do comércio local, incentivando, motivando e fomentando ações para que realmente tenhamos um movimento cada vez maior no comércio local. Então pretendemos nesse relançamento caracterizar a compra em Orleans. Quando a pessoa tiver que comprar alguma coisa visite o comércio local, procure o melhor preço e o melhor atendimento e compre na nossa cidade. A prefeitura quer incentivar para que haja a roda da economia: a pessoa compra, gera renda, gera emprego e também gera serviços e obras na cidade”, comenta o Koch.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

Para finalizar a noite de relançamento da Campanha Compre de Orleans os presentes ouviram a palestra “Estratégias Inovadoras para Alavancar o Turismo e a Economia nos Municípios” feita pelo Secretário de Turismo e Cultura de Canela (RS), Ângelo Sanches. O secretário compartilhou a experiência que a Serra Gaúcha teve ao longo dos anos com o turismo. Ângelo destacou que a região serrana do Rio Grande do Sul “transformou uma sociedade civil, empresarial e pública, numa grande organização que fez com que esse destino seja um dos mais visitados da América Latina”.

O Secretário disse que Orleans também pode fazer isso regionalizando o turismo local. “Quando mais turista mais emprego gera, mais fomenta a economia, mais as pessoas ganham dinheiro. O turismo é a indústria mais limpa e a que mais cresce no mundo. As pessoas têm que entender que dá para viver da agricultura e fazer dinheiro com o turismo e a agricultura, dá para viver com a natureza e fazer turismo de natureza. O turismo é a mola propulsora que está mudando o Brasil” explica o secretário.

Ângelo ressalta que “Orleans tem que mostrar o seu potencial. O turista não pode usar essa cidade como uma cidade de passagem para subir a Serra. O turista tem que parar e consumir aqui. Ele tem que provar da gastronomia, da cerveja, olhar as paisagens naturais, ficar nos bons hotéis. Canela tem 25 mil habitantes e recebe cinco milhões de turistas por ano. Por que Orleans, com 30 mil habitantes, não pode receber mais turistas por ano?”, reflete o palestrante.

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

O secretário ainda destaca que, para que o turismo acontece, a iniciativa precisa vir de três frentes: administração pública, empresários e sociedade civil. “A prefeitura tem que se preocupar em dar saneamento, mobilidade urbana, saúde e educação. Mas para fazer isso, o prefeito precisa de dinheiro e quem ganha dinheiro é o empresário. O empresário tem que fazer a sua parte na sociedade, para que o prefeito possa ter condição de cumprir com suas responsabilidades. Nenhum de nós é tão bom como todos nós juntos. Então, Orleans precisa entender que juntos, a comunidade, os empresários e o poder público, devem se unir. Isso vai fortalecer a cidade e mostrar para o Brasil e o Mundo que Orleans não é só uma cidade industrial e agrícola, mas também tem um potencial turístico fantástico”, conclui.

No fim da palestra, Ângelo Sanches entregou ao prefeito Jorge Koch presentes da cidade de Canela. A CDL e a Prefeitura também presentearam o secretário com produtos de Orleans e livros de escritores orleanenses.

  • IMG_8711
  • IMG_8683
  • IMG_8687
  • IMG_8690
  • IMG_8693
  • IMG_8708
  • IMG_8719
  • IMG_8720
  • IMG_8739
  • IMG_8725
  • IMG_8735
  • IMG_8736
  • IMG_8754
  • IMG_8762

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Governo Municipal divulga calendário para cadastramento relativo ao saque do FGTS dos atingidos pelas chuvas de maio

O atendimento será realizado a partir da próxima terça-feira (22), seguindo até sábado (26), no Centro de Múltiplo Uso, na rua Humberto Salvan, no bairro Esperança.

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Clínicas e laboratórios particulares de Braço do Norte terão que informar a Prefeitura sobre exames para Covid-19 realizados

O Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Kuerten Marcelino, na noite deste domingo (12), visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município.