Saúde

Clínicas e laboratórios particulares de Braço do Norte terão que informar a Prefeitura sobre exames para Covid-19 realizados

O Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Kuerten Marcelino, na noite deste domingo (12), visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município.

Divulgação

A partir desta segunda-feira (13), clínicas, laboratórios de exames, clínicas, hospitais ou qualquer outra unidade de saúde, integrantes ou não do Sistema Único de Saúde (SUS), públicos e privados, que realizam testes de sorologia para o Covid-19, serão obrigados a informar os dados completos dos pacientes residentes em Braço do Norte, com teste positivo ou negativo, em até quatro horas após a obtenção do resultado, o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Braço do Norte.

O Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Kuerten Marcelino, na noite deste domingo (12), visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município. “Entendemos que o Governo do Estado faz todo o possível, mas como os exames oficiais estão concentrados no Laboratório Central (Lacen), infelizmente não conseguimos ter a transparência necessária para traçar nossas próprias estratégias de contenção do Coronavírus”, relatou o prefeito.

Além disso, segundo ele, há relatos de grande procura por clínicas e laboratórios particulares devido a agilidade e curto tempo de espera do resultado, que pode acontecer em até 24 horas. “As instituições de saúde devem notificar, compulsoriamente, os suspeitos de infecção pelo Covid-19, positivos ou negativos. Isso é importante para que o Município faça o acompanhamento desses casos e não seja surpreendido por novos casos, tomando as medidas necessárias para conter a proliferação, além de dar maior transparência, que é um dos pilares de administração”.

Os dados passarão a constar no boletim diário expedido pela Prefeitura de Braço do Norte, em conjunto com o Hospital Santa Teresinha (HST).

Uma reunião entre Prefeitura, Secretaria da Saúde e laboratórios de análises clínicas do Município deve ocorrer na manhã desta segunda-feira, 13. “Vamos sentar e conversar para que possamos trabalhar com o mesmo objetivo: o de ser transparente com a nossa população e de tomar todos os cuidados para evitar a proliferação da doença”, finalizou Beto.

Lembrando que, de acordo com os artigos 268 e 330 do Código Penal Brasileiro, não atender a determinação médica de isolamento domiciliar é crime.

Todos os decretos editados pelo Município estão à disposição da população no site da Prefeitura Municipal de Braço do Norte no ícone Diário Oficial Braço do Norte.

Divulgação

Notícias Relacionadas

Governo Municipal divulga calendário para cadastramento relativo ao saque do FGTS dos atingidos pelas chuvas de maio

O atendimento será realizado a partir da próxima terça-feira (22), seguindo até sábado (26), no Centro de Múltiplo Uso, na rua Humberto Salvan, no bairro Esperança.

Idoso capota carro sobre a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Motorista de aproximadamente 80 anos estava sozinho quando perdeu o controle do veículo com placas de Braço do Norte.

Coronavírus em SC: Fapesc aprova cinco projetos de pesquisa e destina R$ 500 mil a estudos sobre Covid-19 no estado

O edital buscava estudos que apontassem soluções para o combate à epidemia e seus efeitos na sociedade e na economia.

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes