Geral

Cejusc da comarca de Criciúma obtém êxito em mais de 70% das mediações familiares

O sucesso nas mediações familiares alcançou mais de 80% de êxito em seus melhores meses, como fevereiro e setembro de 2019

Divulgação/TJSC

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) instalado no Fórum da comarca de Criciúma registrou percentual de êxito acima de 73%, nas audiências de processos da Vara da Família, entre fevereiro e dezembro do último ano. Quase 5% acima do número registrado em 2018.

O sucesso nas mediações familiares alcançou mais de 80% de êxito em seus melhores meses, como fevereiro e setembro de 2019, além do mês de destaque: setembro, com 83% de audiências exitosas. Setembro se destacou também pelo bom resultado obtido na média total das audiências, conciliações e mediações, com 72% de êxito nas 81 audiências promovidas naquele mês.

A unidade recebeu, no último ano, entre processos das varas cíveis e da família, 1.881 processos, que representam um acréscimo de quase 30% em relação a 2018. Nos onze meses analisados, foram 980 audiências finalizadas e 395 redesignadas. “Destaco também o aumento significativo das redesignações, o que demonstra o entendimento da mediação como um processo de construção conjunta da solução para o conflito que demanda tempo, pois faz-se necessária a compreensão dos sentimentos e necessidades dos mediandos, assim como dos recursos internos que possuem para lidar com a situação”, explica a secretária do Cejusc, Fernanda Bolzani Mascarello.

No ano passado, a eficácia do Cejusc de Criciúma na Vara da Família se tornou tema do artigo de conclusão de curso do mediador judicial voluntário do Cejusc, Adriano Cassetari. Das mais de 500 audiências finalizadas em 2018 pelo Cejusc, 362 foram exitosas, com percentual de sucesso de 68,5%. Instalado em novembro de 2017, o 28º Cejusc de Santa Catarina está localizado no térreo da sede da comarca de Criciúma, no Fórum Desembargador Euclides de Cerqueira Cintra.​

Divulgação/TJSC

Notícias Relacionadas

Governo do Estado amplia em quase 70% os investimentos e aplica R$ 18,8 milhões em conservação de rodovias em 2020

O repasse para conservação das SCs teve um salto de 69,4% no primeiro semestre de 2020, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Justiça decreta falência da Carbonífera Criciúma

A juíza Eliza Maria Strapazzon, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública da comarca de Criciúma, proferiu sentença hoje, 09/12, que convolou a recuperação judicial da empresa Carbonífera Criciúma S.A em falência.

Investindo em conciliação judicial, terceira unidade do Cejusc é instalada em Criciúma

O espaço contará com uma recepção, uma sala para audiências de conciliação e uma sala para as sessões de mediação.

​Comarca de Criciúma promove evento sobre prevenção da violência contra a mulher

As palestras serão realizadas no Salão do Júri do Fórum da comarca de Criciúma (av. Santos Dumont, s/n, bairro Milanese).