Educação

Celebração da Vida

Foto: Divulgação

Em meio a tumultos, desencantos, incertezas, desamor, violência, ausência de fé, ganância e tantos outras coisas que vêm nos roubando a paz e a esperança, chegamos a mais uma Páscoa para celebrar a passagem da escravidão para a liberdade, da morte para a vida, das trevas para a luz. Mas, será que a humanidade está sendo fiel às lições deixadas pelo grande Mestre?

Os quarenta e seis dias que antecedem a celebração da morte e ressurreição de Jesus é o período que nos é dado para refletir, agradecer e renovar nossa fé, lembrando a importância do sacrifício por Ele feito e o amor incondicional de Deus. Quando falo em Deus, independe do credo de cada um… O importante é saber que existe um Criador, a quem devemos respeito e cuidados para com o mundo que nos deu.

Estamos vivendo tempos difíceis onde o homem, com sua ganância, está se sobrepondo a tudo, destruindo vidas, sonhos, esperanças… Cristo morreu por amor à humanidade, mas os homens não aprenderam a lição. E, se Ele voltasse à terra será que o matariam novamente? Matamos Cristo todos os dias, nas mais variadas formas, a todo momento: no próximo que deixamos de ajudar, nas pessoas que caluniamos, nas fofocas que fazemos, nas crianças que abandonamos, nas vezes que viramos as costas para quem precisa de nós, na nossa falta de coragem para denunciar uma injustiça, toda vez que nos acomodamos, quando somos fracos na fé, quando valorizamos o “ter” em detrimento do “ser”.

Contudo, Cristo continua lutando por nós e a Páscoa é uma oportunidade para fazermos uma retrospectiva em nossas vidas e estabelecermos um ponto de recomeço, de sermos melhores, de sairmos da zona de conforto e cumprirmos nossa missão como verdadeiros cristãos. É hora de mudar hábitos, valores; exercitar a fé, a humildade, a gratidão, a caridade; valorizar mais nossas famílias; esquecer as diferenças de raça, religião, ideologias; cuidar mais de nós sem esquecer do próximo. É a oportunidade para fortalecer os laços familiares; praticar a solidariedade e compartilhar a alegria da ressurreição; refletir sobre valores como perdão, compaixão e amor ao próximo, inspirando-nos a viver de acordo com os ensinamentos deixados por Cristo há séculos.

Façamos desta Páscoa o tempo para repensar nossas vidas, corrigir nossas falhas, sermos mais solidários e humanos, deixando para trás o egoísmo, a ganância, o individualismo.

Uma feliz e abençoada Pascoa a todos.