Geral

Centro de Reabilitação Pós-Covid-19 é inaugurado em Forquilhinha

A estrutura vai atender os pacientes que apresentaram sequelas da doença

Divulgação

O Governo Municipal de Forquilhinha inaugurou nesta quarta-feira, 16, o Centro de Reabilitação Pós-Covid-19. A estrutura conta com a presença de fisioterapeutas, profissional de educação física e está localizada na Clínica de Especialidades, que também possui o atendimento médico de cardiologia e pneumologia.

O atendimento será realizado nos pacientes que apresentaram sequelas da doença, a exemplo de dificuldades de respirar e caminhar. “Infelizmente nem todos que pegaram a Covid-19 se recuperam bem. Algumas pessoas recebem alta hospitalar, mas ficam com sequelas e precisam de ajuda para se recuperar por completo”, comenta o prefeito Dimas Kammer.

O Centro de Reabilitação Pós-Covid-19 vai funcionar com horários agendados de segunda a sexta-feira, mediante o encaminhamento dos profissionais da Saúde. “A prioridade no momento é para os pacientes de alta complexidade, que foram internados no hospital e estão em situação mais delicada. Na sequência, devemos atender também os casos de média e baixa complexidade”, declara a secretária de Saúde, Maria Teresa de Aguiar Scaini.

Espaço será aproveitado após a pandemia

Quando a pandemia acabar e não houver mais pacientes que precisam de reabilitação pós-covid, o espaço será utilizado como o Centro de Fisioterapia Municipal. Neste ano, 940 pessoas precisaram do serviço e foram atendidas em clínicas credenciadas totalizando 12,7 mil sessões de fisioterapia.

“No momento o foco é nos pacientes que precisam de recuperação completa da Covid-19, porém estamos prontos e equipados para atender os demais casos quando a situação melhorar”, conta a fisioterapeuta responsável pelo Centro de Reabilitação em Forquilhinha, Simone Kammer.

Notícias Relacionadas

Trabalhador é atropelado e acaba esmagado durante manutenção de caminhão em Jacinto Machado

A aeronave da Polícia Civil, tripulada pelos policiais e pelos profissionais da saúde do Saer/Sarasul foi acionada para prestar atendimento à vítima

Morre Júlia Ferreira, catarinense que lutava contra câncer há dois anos: “Exemplo de força e fé”

Moradora de Florianópolis morreu nesta quarta-feira (24) aos 21 anos

Aumento da cota da tainha fica abaixo do esperado e frustra pescadores em SC

Expectativa é recuperar perdas de 2023, quando categoria amargou prejuízos, especialmente na modalidade industrial

Acidente em Jaguaruna: Carro com crianças é atingido por trem após pane em linha férrea