Geral

Cerca de mil atletas militares em Criciúma

Cidade abrigou competição da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada em 2011

Foto: Nei Manique/Engeplus

Foto: Nei Manique/Engeplus

A participação de 980 atletas de unidades vinculadas à 14ª Brigada de Infantaria Motorizada movimenta diversos centros esportivos de Criciúma até a próxima sexta-feira. Na abertura agora à noite no Ginásio Municipal de Esportes Irmão Valmir Orsi, o clima dos 34º Jogos Desportivos ficou evidenciado na organização, disciplina e garra das delegações.

As disputas reúnem atletas de Criciúma, Florianópolis, São Miguel D'Oeste, Blumenau, Joinville e Tubarão. Com exceção de Tubarão, todos permanecem hospedados no 28º GAC. "Por ser aqui pertinho, eles podem pernoitar na sua unidade mesmo", explicou o coronel anfitrião Sérgio Ricardo Curvôlo Lamellas.

Segundo o site Engeplus, as 10 modalidades têm apoio da Fundação Municipal de Esportes, Secretaria Municipal de Educação e colégios particulares. As provas de natação, por exemplo, ocorrem na piscina do Colégio Marista. Esta é a terceira vez que Criciúma abriga a competição. "Em 2011, tivemos uma abertura inesquecível no Colégio São Bento", lembrou o presidente da FME, Renato Valvassori.

"O espírito de integração, acima do clima de competição, é o que predomina nos Jogos Desportivos", definiu o comandante da 14ª BIM, general Richard Nunes. "A intenção é fortalecer o sentimento de camaradagem, ainda mais quando já sabemos que a nossa brigada será reserva estratégica na segurança dos Jogos Olímpicos no Rio em 2016."

FIGURINO FIEL
A solenidade de abertura respeitou com absoluta fidelidade o perfil dos anfitriões. Um canhão, ícone da artilharia, acionado no ginásio pela atleta da seleção brasileira de basquete sub-16, Emanuelly Oliveira, filha de militar, sincronizou o acendimento da tocha olímpica. O encerramento não foi menos fiel à cidade-sede. Grupos folclóricos de várias etnias deram as boas-vindas aos participantes.