Geral

China suspende importação de carne suína de frigorífico de SC por casos de Covid-19

Autoridades chinesas solicitaram informações sobre casos de Covid-19 no estabelecimento

Divulgação

A China suspendeu as importações de carne suína de uma fábrica de alimentos, no Oeste de SC, conforme informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) na segunda-feira (4). O documento de suspensão referente ao frigorífico da cooperativa está no site da Administração Geral de Alfândegas da China.

Segundo o Ministério da Agricultura do Brasil, no dia 28 de dezembro, autoridades chinesas solicitaram informações sobre casos de Covid-19 no estabelecimento e avisaram sobre a suspensão da unidade. O prazo de vigência da proibição não foi informado.

A ABPA disse, por meio de nota, que está ajudando a empresa de alimentos e o Ministério da Agricultura a prestarem os esclarecimentos às autoridades chinesas para que essa proibição seja revertida. 

“A ABPA ressalta que se trata de uma situação pontual e pretérita, e que todas as informações e demonstrações de boas práticas da cooperativa — que segue os rígidos protocolos setoriais e oficiais referentes à Covid-19 — foram detalhadamente demonstradas às autoridades chinesas”, informou a nota.

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural disse que “é importante lembrar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há comprovação científica de risco de contaminação de Covid-19 por meio do consumo de alimentos”. O governo também “reforça a confiança na credibilidade e qualidade dos alimentos produzidos em Santa Catarina”. 

A empresa não se manifestou sobre a suspensão de mais um dos seus frigoríficos, mas reforça a posição da ABPA. 

Suspensões de exportações para a China

Em agosto, a fábrica em Xaxim, no Oeste de SC, suspendeu as exportações para a China depois que o país afirmou que teriam sido encontrados traços de Covid-19 nas embalagens de carne de frango. As importações do produto para o país seguem canceladas.

Desde o início da pandemia, 11 frigoríficos e 1 unidade de pescados do Brasil, foram proibidas de exportar produtos para a China, por preocupações com a Covid-19. Alguns já foram restabelecidos, mas outros cinco, todos no sul do país, seguem suspensos.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Corpo de mulher é encontrado com sinais de violência em Criciúma

Vítima foi localizada às margens da estrada em Espigão da Pedra; polícia investiga caso como homicídio.

Zé Gabriel se despede do Criciúma e agradece por ciclo de três meses no clube

Carga despenca de caminhão, atinge carro e mata jovem na SC-443, em Morro da Fumaça

Motorista de 26 anos morreu no local; o acidente ocorreu na noite desta sexta-feira, dia 11.

De imigrante italiana a primeira santa Brasileira: A trajetória de Santa Paulina

Veio para o Brasil como imigrante juntamente com sua família, com apenas 9 anos de idade, estabelecendo-se na cidade catarinense de Nova Trento.