Geral

Chuva das últimas horas ameniza estiagem

Situação de famílias das áreas rurais, que não tinham mais água para beber, começa a mudar

A chuva que vem caindo nas últimas horas na região já está amenizando as consequências da seca. Muitas famílias que residem nas áreas rurais, que não possuem água encanada e dependem de poços artesianos, não tinham mais água potável para beber.

Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei Silveira, o nível de alguns poços está melhorando. “Entrei em contato com algumas localidades na manhã desta segunda, 4, e alguns agricultores contaram que melhorou a situação. Mas é preciso que chova ainda mais”, relata.

A previsão para a Defesa Civil do Estado é que a estiagem amenize a partir de julho. “No próximo semestre a tendência é que chova mais”, relata.

De acordo com o gerente de agricultura e agronegócio de Criciúma, Salomão Roman Silveira, a chuva também melhora a situação das comunidades de Criciúma. “Visitei algumas comunidades e se percebe uma melhora. Estive nos bairros Quarta Linha e Verdinho, creio que com essa chuva a tendência é que melhore ainda mais, já tivemos um pequeno reflexo”, comenta.

Segunda dados da Epagri de Criciúma, nas últimas 24 horas choveu 17,2 milímetros de chuva. No entanto, o ideal é que chovesse pelo menos mais 20 a 30 milímetros.

Cinco cidades da Amrec em situação de emergência

Urussanga, Cocal do Sul, Siderópolis, Criciúma e Forquilhinha ainda estão em situação de emergência por causa da forte estiagem do primeiro semestre.  Na região sul, mais nove municípios estão nesta situação, somando 14 cidades em situação de emergência. O município que mais sofre as consequências da falta de chuva é Santa Rosa do Sul, no extremo sul catarinense.

Portal Satc – Douglas Saviato 

 

Notícias Relacionadas

Pix poderá ser usado em contas-salário a partir de 2027

Pix Automático poderá ser utilizado para pagamentos recorrentes; novas regras também reforçam mecanismos de segurança.

“A gente fica de mãos atadas”, diz empresária após furto no Jardim Itália, em Cocal do Sul

Cristine Ceron Possamai mantém a loja há 18 anos e espera a prisão dos responsáveis; pelo menos sete pessoas teriam participado da ação.

Outubro Rosa em Cocal do Sul reúne prevenção e história de superação

Encontro nesta quarta-feira (7) vai abordar câncer, saúde do coração, violência contra a mulher e autocuidado.

2º turno: horário eleitoral gratuito volta nesta sexta-feira

Propaganda no rádio e na televisão será exibida até 23 de outubro, dois dias antes da votação.