Geral

Chuva de meteoros poderá ser vista em SC

Fenômeno acontecerá na madrugada de quinta-feira (12)

Divulgação

A chuva de meteoros Perseidas poderá ser vista em Santa Catarina na madrugada de quinta-feira (12). Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), os observadores de Florianópolis poderão ver uma média de 7 meteoros por hora.

O astrônomo amador Jocimar Justino, membro da Bramon, explica que o fenômeno não é incomum.

— A chuva de meteoros Perseidas acontece anualmente e tem pico no mês de agosto. Ela pode ser vista melhor no hemisfério norte — comentou Justino.

Justino explica que cidades no Norte do Estado podem ter uma taxa maior de meteoros visível durante a madrugada de quinta.

A Perseidas não será vista em cidades localizadas abaixo de cerca de 30 graus na latitude sul. Assim, do Rio Grande do Sul para baixo não será possível a visualização.

Como assistir?

Para visualizar o fenômeno presencialmente, a sugestão da Bramon é que o observador procure um local escuro, preferencialmente longe das luzes das cidades e que ofereça umaboa visão do céu.

A Nasa fará a transmissão do fenômeno em suas redes sociais.

Como acontecem as chuvas de meteoros?

As chuvas de meteoros acontecem quando a Terra atravessa uma área com maior quantidade de detritos deixados por cometas e asteroides. Quando isso acontece, vários desses fragmentos atingem a atmosfera ao mesmo tempo.

No caso de Perseidas, o planeta cruza o caminho feito pelo cometa Swift-Tutle, que gira em torno do Sol a cada 133 anos.

Quando a Terra cruza a trajetória feita pelo cometa, alguns dos destroços entram na atmosfera terrestre a uma velocidade de 59 km por segundo. Isso faz com que queimem, deixando um rastro de luz.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Trabalhador é atropelado e acaba esmagado durante manutenção de caminhão em Jacinto Machado

A aeronave da Polícia Civil, tripulada pelos policiais e pelos profissionais da saúde do Saer/Sarasul foi acionada para prestar atendimento à vítima

Morre Júlia Ferreira, catarinense que lutava contra câncer há dois anos: “Exemplo de força e fé”

Moradora de Florianópolis morreu nesta quarta-feira (24) aos 21 anos

Aumento da cota da tainha fica abaixo do esperado e frustra pescadores em SC

Expectativa é recuperar perdas de 2023, quando categoria amargou prejuízos, especialmente na modalidade industrial

Acidente em Jaguaruna: Carro com crianças é atingido por trem após pane em linha férrea