Geral

Chuva de meteoros poderá ser vista em SC

Fenômeno acontecerá na madrugada de quinta-feira (12)

Divulgação

A chuva de meteoros Perseidas poderá ser vista em Santa Catarina na madrugada de quinta-feira (12). Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), os observadores de Florianópolis poderão ver uma média de 7 meteoros por hora.

O astrônomo amador Jocimar Justino, membro da Bramon, explica que o fenômeno não é incomum.

— A chuva de meteoros Perseidas acontece anualmente e tem pico no mês de agosto. Ela pode ser vista melhor no hemisfério norte — comentou Justino.

Justino explica que cidades no Norte do Estado podem ter uma taxa maior de meteoros visível durante a madrugada de quinta.

A Perseidas não será vista em cidades localizadas abaixo de cerca de 30 graus na latitude sul. Assim, do Rio Grande do Sul para baixo não será possível a visualização.

Como assistir?

Para visualizar o fenômeno presencialmente, a sugestão da Bramon é que o observador procure um local escuro, preferencialmente longe das luzes das cidades e que ofereça umaboa visão do céu.

A Nasa fará a transmissão do fenômeno em suas redes sociais.

Como acontecem as chuvas de meteoros?

As chuvas de meteoros acontecem quando a Terra atravessa uma área com maior quantidade de detritos deixados por cometas e asteroides. Quando isso acontece, vários desses fragmentos atingem a atmosfera ao mesmo tempo.

No caso de Perseidas, o planeta cruza o caminho feito pelo cometa Swift-Tutle, que gira em torno do Sol a cada 133 anos.

Quando a Terra cruza a trajetória feita pelo cometa, alguns dos destroços entram na atmosfera terrestre a uma velocidade de 59 km por segundo. Isso faz com que queimem, deixando um rastro de luz.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Governador lança Programa Bolsa Estudante para combater a evasão escolar

O programa será instituído por Projeto de Lei (PL) que será encaminhado à Assembleia Legislativa.

São Ludgero vacina contra Covid-19 adolescentes com 13 anos

Acontece na Sala de Vacinas, localizada na ESF Margem Esquerda.

Mulheres Artesãs da Coopercocal retomam atividades presenciais

As atividades iniciaram na última semana, com capacidade reduzida, seguindo todos os protocolos de segurança.

CRAS de Orleans é invadido e tem TV, notebook, celular e caixas de som furtados

Quando chegou para trabalhar no local, servidora constatou que a janela estava aberta e que havia uma cadeira próxima a ela.