Esporte

Ciclismo de Criciúma nas escadas de Santos

Competição reúne os melhores atletas da América Latina

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma das provas mais tradicionais do downhill brasileiro ocorre neste fim de semana no Litoral de São Paulo e terá a participação de um integrante da equipe da Fundação Municipal de Criciúma (FME)/Hidrorepell Tintas/Bike Point. Na 11ª edição da Decida das Escadas de Santos, entre os dias 15 e 17, Roger Novack Vieira, de 18 anos, credencia-se como possível surpresa entre os melhores atletas da America Latina.

O mais rápido na descida dos 415 degraus que separam a Capela de Monte Serrat da Fonte do Itororó vence a prova. O percurso total tem aproximadamente 850 metros, com altitude de 147 metros acima do nível do mar, trajeto equivalente a um prédio de 56 andares.

Vieira conhece bem a difícil prova e pode pintar como uma surpresa na final, no domingo. Atual campeão entre os juniores, ele ascendeu à categoria elite para entrar na briga com rivais mais qualificados. Os 10 melhores disputam a bateria decisiva, que terá transmissão ao vivo pela Rede Globo, no programa Esporte Espetacular.

A chance de mostrar as caras para todo o país através da televisão ressalta o trabalho realizado pela equipe e tem muita importância, acredita o técnico Gustavo Freitas. “Temos um orçamento muito inferior em relação a muitos municípios brasileiros de grande porte. Conseguimos ser eficientes com as nossas condições e o talento dos nossos atletas”, enaltece.

O representante de Criciúma nas Escadas de Santos, para o técnico, reúne condições de aparecer entre os 10 primeiros. “Ano passado ele ficou em 17º geral. Os gringos devem dominar, mas é uma prova que pode acontecer muita coisa e se ele estiver no dia dele, pode aparecer com um grande resultado. Chegar à final já estaria muito bom”, acredita.

Competição também em Santa Catarina

O time da FME/Hidrorepell Tintas/Bike Point terá representação em outra prova, também neste fim de semana. Erick Eduardo vai representar a equipe na primeira etapa do Campeonato Catarinense de Mountain Bike Marathon, no Município de Indaial. A distância traçada pelo interior da cidade tem aproximadamente 40 quilômetros.

João Pedro Alves/Decom Prefeitura de Criciúma