Esporte

Ciclista de Criciúma, Erick Bruske, vence prova em São Paulo

Erick foi o primeiro a cruzar a linha de chegada na terceira etapa do GP Ravelli de Mountain Bike

Não houve chances para os rivais de Erick Bruske na terceira etapa do GP Ravelli de Mountain Bike Marathon, promovido nesse domingo (16) em Piedade, interior de São Paulo. O atleta da categoria juvenil da equipe da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME)/Hidrorepell Tintas/Bike Point tomou a dianteira a partir do sexto quilômetro e chegou absoluto na primeira posição aos 35 quilômetros de prova.

O tempo de 1h40min17s outorgou ao garoto de 16 anos o título geral nas categorias Sport e Juvenil. Samuel Ferraz Júnior, o segundo colocado, terminou a trajeto 1min6s atrás do líder. Rodrigo Paiva, José André de Souza e Thiago Albuquerque, respectivamente, constituíram também o pódio dos cinco primeiros.

O evento teve Bruske como campeão nas três etapas realizadas em 2013. Para o ciclista, o percurso deste fim de semana, em Piedade, reuniu mais dificuldades, em comparação aos dois primeiros. “A prova estava muito dura, com bastante subida. Foi a que mais judiou da gente. Os últimos 5 quilômetros, com trechos de trilha, exigiam um preparo bom dos competidores”, contou o campeão.

A participação no GP Ravelli integra a preparação do atleta da equipe de Criciúma para o Campeonato Brasileiro de Cross Country. Dono de uma coleção de troféus obtidos neste ano, o jovem está focado no Brasileiro. Antes, ainda há a Copa Internacional de Mountain Bike, no dia 30 de junho, em Divinópolis (MG). “Acredito que este será o grande teste. Muitos atletas que vão disputar o Brasileiro estarão lá, possivelmente com a participação de gente de fora do país”, observa.

Há uma diferença entre a prova de mountain bike marathon, como a disputada neste fim de semana e a de cross country, a qual Bruske participará do Brasileiro. Segundo o técnico Gustavo Freitas, o atleta representante de Criciúma destaca-se mais na maratona, que os atletas percorrem uma distância longa em uma única vez. No cross country, o pelotão passa por um circuito por várias vezes. “Acredito que ele vai fazer top 5 no Brasileiro. Tem potencial e é um dos bons nomes da safra de atletas nessa prova da categoria juvenil”, enaltece o treinador.

João Pedro Alves/Decom Prefeitura de Criciúma