Geral

Ciclistas do Paraná passam por Lauro Müller para divulgar projeto social

Foto: Indianara Zanatta / Comunicação ONG Instituto Tibagi

Foto: Indianara Zanatta / Comunicação ONG Instituto Tibagi

Os ciclistas Édio Furlanetto, de 68 anos, e Rafael Vallejos, de 47 anos, irão enfrentar um desafio em prol do projeto social que visa a profissionalização de adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Eles pretendem percorrer o trajeto de Curitiba a Bom Jardim da Serra, via Serra do Rio do Rastro, no feriado de Tiradentes, em abril. A dupla sairá da capital paranaense e seguirá por Joinville (SC), Porto Belo (SC), Garopaba (SC) e Lauro Müller (SC) até Bom Jardim da Serra (SC). Serão 542 quilômetros em cinco dias, com retorno de carro.

O desafio tem a proposta de arrecadar fundos para o projeto social da ONG Instituto Tibagi por meio do repasse do imposto de renda, que pode ser feito pela pessoa física que declara modelo formulário completo até o dia 29 de abril.

Essa não é a primeira vez que os ciclistas fazem longos trajetos com esse objetivo. O primeiro foi o Desafio Ciclo Viti, em que a dupla pedalou de Curitiba a Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, em março de 2015.

Em 2016, eles pedalaram de Curitiba a Guaratuba, passando pela Serra da Graciosa, no Paraná e estão se preparando para sair de Curitiba e pedalar até Bom Jardim da Serra, passando pela Serra do Rio do Rastro, dentro do Desafio Pedal entre Serras.

Os dois treinam periodicamente para seus desafios – sempre em prol dos adolescentes e jovens – e pedalam em média 100 km em cada treino. As pedaladas da dupla podem ser acompanhadas pelo facebook do Instituto Tibagi.  

Ciclistas

Édio Furlanetto é professor aposentado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Em 1995, fundou a Escola Técnica Tibagi, base para o atual Instituto Tibagi, que hoje atende aproximadamente 200 adolescentes e jovens. Seu sonho é fazer a instituição crescer com maior número de aprendizes e maior oferta de cursos. É o presidente da organização.

Rafael Vallejos é empresário do setor de software para administração de empresas. Nasceu na Argentina e mora no Brasil há 23 anos. É conselheiro do Instituto Tibagi e assumirá a nova administração como Tesoureiro da instituição.

Trajeto em estudo

1º dia: Curitiba Via 376 e 101 a Joinville – 131km – 8,5h;

2º dia: Joinville a Porto Belo – 123km – 7h;

3º dia: Porto Belo a Garopaba – 120km – 7h;

4º dia: Garopaba a Lauro Muller – 142km 9h;

5º dia: Lauro Muller a Bom Jardim da Serra – 26km – 3h

Total: 542km – 35h

Colaboração: Indianara Zanatta / Comunicação ONG Instituto Tibagi