Geral

Ciclone extratropical: semana terá temporais com rajadas de vento, raios e até granizo em SC

A formação de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul irá trazer muita instabilidade no clima de Santa Catarina; confira detalhes

Foto: Willian Ricardo

A previsão do tempo para essa semana deve começar com sol entre nuvens em algumas regiões do Estado nesta terça-feira (4), essa condição se estende do Grande Oeste ao Litoral Sul do Estado. Na região litorânea e no Planalto Norte, teremos pancadas de chuvas isoladas ao longo do dia.

No entanto, a partir de quarta-feira (5) e quinta-feira (6) o tempo deve mudar. O sistema de baixa pressão dá origem a um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul, que irá trazer uma instabilidade no clima de Santa Catarina.

Segundo informações da Defesa Civil, deverá ter chuva intensa em um curto intervalo de tempo, temporais com intensas rajadas de vento, acompanhada de raios e eventual queda de granizo. Tais variações são esperadas, principalmente, no Grande Oeste, Norte de Santa Catarina e áreas isoladas do Vale do Itajaí, onde o risco para ocorrências associadas aos fenômenos climáticos deverá ser moderado a alto.

No decorrer de quinta-feira, a chuva deve se deslocar para as demais regiões, organizadamente. Nestas áreas, o risco para ocorrências é baixo a moderado.

Veja como se proteger de ventos e raios:

Conforme orientação da Defesa Civil, busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.

Em local abrigado, fique longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se, o banheiro em alvenaria é um local muito seguro.

Se você estiver na praia, jamais fique na água.

Com informações do ND+

Quer receber as principais noticias da região? Entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Notícias Relacionadas

Coorsel conta com a ajuda de outras cooperativas para reestruturar os danos do Ciclone

Mais de 3000 unidades consumidoras foram afetadas pelos ventos que atingiram a região na última terça-feira (30)

Governo de Lauro Müller organiza relatório com danos causados por ciclone no setor de Turismo

Foram apontados seis casos de danos com gravidade à estrutura física de empreendimentos, afetando um estabelecimento de entretenimento, dois restaurantes, um restaurante/centro de eventos, uma lanchonete e uma pousada.

Serra do Rio do Rastro fica interditada temporariamente após vendaval

Houve queda de algumas pedras, árvores e postes sobre a rodovia. Nesta manhã de terça (12), o trânsito flui normalmente no trecho, porém, com registro de vento e muita chuva.

Rajadas de vento de até 70 km/h atingem litoral; previsão é de queda na temperatura

O mar também fica agitado com altura de onda de 2 a 2,5 metros próximo à costa.