Clima

Ciclone extratropical traz risco de temporais e queda de granizo em SC

Boa parte do Estado terá chuva entre quarta (8) e quinta-feira (9), segundo a Defesa Civil

Divulgação

O deslocamento de um ciclone extratropical no Sul do Brasil deve trazer mudanças e influenciar no tempo de Santa Catarina entre esta quarta (8) e quinta-feira (9). Segundo a Defesa Civil, há chances de temporais com rajadas de vento, descargas elétricas e eventual queda de granizo em todo o Estado.

O ciclone irá se deslocar entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, fazendo com que uma frente fria venha em direção a Santa Catarina e provoque as chuvas. O alerta de temporais atinge todas as regiões, mas a atenção maior é nas cidades que ficam no Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e em parte do Litoral Norte, Médio e Alto Vale do Itajaí, e na Serra catarinense.

A previsão da Defesa Civil é válida até a manhã de quinta-feira. Por conta disso, o órgão emitiu algumas recomendações de como se proteger das fortes tempestades com raios:


Busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados;
Em local abrigado, fique longe de janelas, desligue aparelhos eletrônicos e lembre-se, o banheiro em alvenaria é um local muito seguro;
Na praia, jamais fique na água.

Temperatura pode chegar a quase 30°C

Mesmo com as chances de chuva para toda Santa Catarina, o dia ainda será de temperaturas altas em algumas regiões, de acordo com a Defesa Civil. No Extremo Oeste do Estado, a máxima fica em torno de 29°C e a mínima em 15°C. No Meio-Oeste a temperatura deve oscilar entre 13°C e 27°C. No Oeste, 11°C e 24°C.

Em todas as regiões, a previsão da Epagri/Ciram é para céu encoberto com possibilidade de chuva. No Planalto Norte, os termômetros ficam entre 13°C e 25°C. Nas cidades próximo a Florianópolis e na própria Capital, a amplitude térmica é pequena, entre 18°C e 22°C. Nas áreas ao interior da Grande Florianópolis, entre 14°C e 18°C.

No Litoral Norte, área que compreende o entorno de Itajaí e Balneário Camboriú, a mínima deve ficar na casa de 18°C, com máxima de 23°C. No Vale do Itajaí, entre 15°C e 22°C.

Outro alerta é em relação aos ventos, cujas rajadas podem chegar aos 70 km/h nesta quarta-feira.

Sol deve voltar na quinta-feira

Devido ao deslocamento de uma frente fria, ainda há chances de chuva durante a madrugada e a manhã de quinta-feira (9), principalmente nos Planaltos e no Litoral Norte, segundo previsão da Epagri/Ciram. Mas, no decorrer do dia, o sol volta a aparecer em boa parte do Estado.

Na sexta-feira (10) e no sábado (11), o sol continua, com algumas nuvens. Porém, o dia deve ser mais frio, com chances de geada na Serra e no Meio-Oeste durante a a sexta-feira, de acordo com a Epagri/Ciram. No sábado, também há condições para a presença de nevoeiro no amanhecer.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Mega-Sena: prêmio acumula e vai a R$ 55 milhões

Dezenas sorteadas: 05 - 14 - 23 - 46 - 48 - 52

Acusado de assédio, professor do IFSC é exonerado no Sul de SC

Servidor Público Federal, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, que foi acusado de assédio sexual foi exonerado da função

SC é o 4° Estado do país com menor preço médio de gasolina comum; veja valor por cidade

Dados são levantados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo); na sexta-feira (1°) , governo de SC reduziu alíquota de ICMS sobre gasolina a 17%

Registros de racismo em SC crescem quase 20% em 2021

Santa Catarina é o segundo estado com maior número de registros de injúria racial, aponta Anuário de Segurança Pública; neste domingo celebra-se o dia Nacional de Combate à Discriminação Racial.