Geral

Ciclone no Sul: 250 pessoas estão desaparecidas em Muçum (RS)

Vale do Taquari foi uma das regiões mais atingidas pelos temporais; há 27 mortes confirmadas no estado gaúcho

Foto: Jonas Siqueira/Rádio Independente/ND

A situação de Muçum/RS, no Vale do Taquari, é uma das mais críticas entre as cidades gaúchas atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias. Quinze pessoas foram encontradas mortas em casas no município, nesta terça-feira (5).

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Mais seis mortes causadas pela chuva no Rio Grande do Sul foram confirmadas pela Defesa Civil nesta quarta-feira (6). Todas aconteceram em Roca Sales, na Região dos Vales. Ao todo, 27 pessoas morreram em decorrência das enchentes.

A prefeitura de Muçum divulgou uma lista provisória com 250 nomes de pessoas que não conseguiram contato com seus familiares desde o início da calamidade. A lista não significa que essas pessoas estejam desaparecidas na água, mas sim que estão incomunicáveis por algum motivo, como falta de energia elétrica, sinal de celular ou acesso as vias.

A Prefeitura pede que quem tiver informações sobre o paradeiro dessas pessoas entre em contato pelo telefone (51) 3755-1122 ou pelo e-mail mucum@mucum.rs.gov.br. A lista completa pode ser conferida no site oficial da Prefeitura: www.mucum.rs.gov.br.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB-RS), confirmou que este é o maior número de mortes em situações como essa, no estado. Leite afirmou que o Rio Taquari inundou as cidades de Muçum, Roca Sales, Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Encantado e Colinas.

“Lamentamos cada vida perdida e estamos trabalhando para fazer todos os resgates possíveis nas regiões mais atingidas”, declarou Leite no X (antigo Twitter).

Até as 17h desta terça-feira, a Defesa Civil estadual contabilizou 67 municípios afetados. O órgão estima em 52.137 o número de pessoas afetadas em todo o Estado. Há 3.084 desalojados e 1.650 desabrigados.

O prefeito de Muçum, Mateus Trojan, fala sobre a tragédia que atingiu Muçum. “A cidade está devastada pela maior enchente de sua história”.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Santa Catarina

Em Santa Catarina, há a confirmação de uma morte na cidade de Jupiá. Portanto, são 28 óbitos até a manhã desta quarta-feira em razão das chuvas na região Sul do país.

A Defesa Civil de SC confirmou a ocorrência de um tornado no município de Santa Cecília, na comunidade de Anta Morta. Uma casa chegou a ser arrastada pela força do vento superior a 100 km/h.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Governo de Lauro Müller organiza relatório com danos causados por ciclone no setor de Turismo

Foram apontados seis casos de danos com gravidade à estrutura física de empreendimentos, afetando um estabelecimento de entretenimento, dois restaurantes, um restaurante/centro de eventos, uma lanchonete e uma pousada.

Coorsel conta com a ajuda de outras cooperativas para reestruturar os danos do Ciclone

Mais de 3000 unidades consumidoras foram afetadas pelos ventos que atingiram a região na última terça-feira (30)

Presidente da República sobrevoa áreas atingidas por ciclone em Santa Catarina neste sábado

Ele irá sobrevoar as áreas atingidas pelo ciclone extratropical nesta semana.

Atingidos pelo ciclone já podem solicitar liberação de FGTS Saque Calamidade em Lauro Müller

A data limite para o saque é 20 de outubro de 2020.