Clima

Cidade da neve em SC, São Joaquim tem maior temperatura de janeiro em 58 anos

São Joaquim, na Serra Catarinense, teve calor recorde para o mês de janeiro

Divulgação

Conhecidas nacionalmente pelo frio e neve, cidades da Serra catarinense têm registrado temperaturas elevadas no verão. São Joaquim, por exemplo, bateu recorde com máxima de 30°C no último domingo (2). Isso não acontecia no município em janeiro desde 1963, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O calor no município tem superado o de cidades como Florianópolis, Blumenau, Criciúma e Joinville.

O meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins explica que isso acontece porque o Litoral tem tido dias nublados e com vento. Isso, segundo o especialista, faz com que as temperaturas não subam muito.

— Tem ficado constantemente nublado, muito vento sul e sudeste aqui no Litoral, por isso as temperaturas não têm subido muito. Isso tem acontecido também em Joinville, por exemplo. Percebemos que lá é sempre muito calor… é comum dar 37°C, 38°C, 39°C, 40°C e até agora nada. Não teve uma temperatura tão alta assim, mas da Serra, Meio-Oeste, Oeste, todo dia acima de 30°C. Então mais ensolarado, mais seco, a temperatura, claro, acaba subindo — explica Marcelo.

Ao longo do mês de dezembro, São Joaquim já registrou temperaturas na casa dos 30°C. O mesmo aconteceu em Lages, Urupema, Bom Retiro e Rio Rufino.

No dia 21 de dezembro, por exemplo, enquanto Florianópolis registrou 28°C, São Joaquim teve máxima de 33°C. Na mesma data, Lages chegou aos 32°C. O mesmo aconteceu durante toda a última semana de dezembro.

— Todo mundo pensa que só o Oeste é muito quente ou que só o Litoral, mas a Serra também é igual — pontua Marcelo.

Recorde de temperatura em São Joaquim

O meteorologista do Inmet Guilherme Barcelos da Silva explica que até 2017, o órgão nacional tinha uma estação convencional em São Joaquim. A unidade foi desativada e uma nova estação, agora automática, foi instalada no mesmo local. Assim, as medições foram feitas por equipamentos diferentes.

Considerando as medições das duas unidades, a temperatura registrada em São Joaquim no último domingo foi a quarta mais alta da história do município em janeiro.


30,8°C em 04/01/1958 (registrada pela estação convencional)
30,6°C em 04/01/1963 (registrada pela estação automática)
30,4°C em 06/01/1963 (registrada pela estação convencional)
30,0°C, em 02/01/2021 (registrada pela estação automática)

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Saúde lança nova versão da caderneta de saúde para crianças

Novo modelo será enviado aos estados e municipios até março

Cachoeira é interditada por tempo indeterminado após queda que matou jovem em SC

Leticia Silva Budal, de 20 anos, morreu após cair aproximadamente 50 metros dentro da cachoeira

SC tem 20 vezes mais pacientes em tratamento contra Covid do que no Natal

Em 25 de dezembro, estado tinha 1.987 casos ativos contra 45.915 de sexta-feira. SC enfrenta filas nos postos de saúde e unidades fechadas por causa do afastamento de profissionais da área.

Um ano de vacinação contra Covid-19 com início da imunização de crianças

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos é a forma que SC celebra data