Clima

Cidade da neve em SC, São Joaquim tem maior temperatura de janeiro em 58 anos

São Joaquim, na Serra Catarinense, teve calor recorde para o mês de janeiro

Divulgação

Conhecidas nacionalmente pelo frio e neve, cidades da Serra catarinense têm registrado temperaturas elevadas no verão. São Joaquim, por exemplo, bateu recorde com máxima de 30°C no último domingo (2). Isso não acontecia no município em janeiro desde 1963, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O calor no município tem superado o de cidades como Florianópolis, Blumenau, Criciúma e Joinville.

O meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins explica que isso acontece porque o Litoral tem tido dias nublados e com vento. Isso, segundo o especialista, faz com que as temperaturas não subam muito.

— Tem ficado constantemente nublado, muito vento sul e sudeste aqui no Litoral, por isso as temperaturas não têm subido muito. Isso tem acontecido também em Joinville, por exemplo. Percebemos que lá é sempre muito calor… é comum dar 37°C, 38°C, 39°C, 40°C e até agora nada. Não teve uma temperatura tão alta assim, mas da Serra, Meio-Oeste, Oeste, todo dia acima de 30°C. Então mais ensolarado, mais seco, a temperatura, claro, acaba subindo — explica Marcelo.

Ao longo do mês de dezembro, São Joaquim já registrou temperaturas na casa dos 30°C. O mesmo aconteceu em Lages, Urupema, Bom Retiro e Rio Rufino.

No dia 21 de dezembro, por exemplo, enquanto Florianópolis registrou 28°C, São Joaquim teve máxima de 33°C. Na mesma data, Lages chegou aos 32°C. O mesmo aconteceu durante toda a última semana de dezembro.

— Todo mundo pensa que só o Oeste é muito quente ou que só o Litoral, mas a Serra também é igual — pontua Marcelo.

Recorde de temperatura em São Joaquim

O meteorologista do Inmet Guilherme Barcelos da Silva explica que até 2017, o órgão nacional tinha uma estação convencional em São Joaquim. A unidade foi desativada e uma nova estação, agora automática, foi instalada no mesmo local. Assim, as medições foram feitas por equipamentos diferentes.

Considerando as medições das duas unidades, a temperatura registrada em São Joaquim no último domingo foi a quarta mais alta da história do município em janeiro.


30,8°C em 04/01/1958 (registrada pela estação convencional)
30,6°C em 04/01/1963 (registrada pela estação automática)
30,4°C em 06/01/1963 (registrada pela estação convencional)
30,0°C, em 02/01/2021 (registrada pela estação automática)

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Trabalhador é atropelado e acaba esmagado durante manutenção de caminhão em Jacinto Machado

A aeronave da Polícia Civil, tripulada pelos policiais e pelos profissionais da saúde do Saer/Sarasul foi acionada para prestar atendimento à vítima

Morre Júlia Ferreira, catarinense que lutava contra câncer há dois anos: “Exemplo de força e fé”

Moradora de Florianópolis morreu nesta quarta-feira (24) aos 21 anos

Aumento da cota da tainha fica abaixo do esperado e frustra pescadores em SC

Expectativa é recuperar perdas de 2023, quando categoria amargou prejuízos, especialmente na modalidade industrial

Acidente em Jaguaruna: Carro com crianças é atingido por trem após pane em linha férrea