Geral

Cineasta fará produção sobre a vida do tenor urussanguense Aldo Baldin

O cineasta urussanguense Yves Goulart participou de sessão na Câmara de Vereadores de Urussanga, na terça-feira (25) onde falou sobre a história do tenor Aldo Baldin, que nasceu em Urussanga, ganhou destaque no cenário musical internacional, foi considerado um dos três melhores tenores do mundo e faleceu há 19 anos.

O cineasta esta fazendo um documentário sobre a história do tenor e pretende também lançar um site com a história e obras de Baldin. “Eu percorri vários países e descobri que nós temos o Pelé da música clássica e o Brasil, infelizmente, não dá valor a isso. Por outro lado o mundo dá valor para Aldo Baldin como um dos maiores tenores do planeta”, disse ele acrescentando que através da Lei de Cultura do Estado de Santa Catarina está viabilizando fazer um site museu virtual em quatro idiomas da memória do Aldo, “uma vez que ele tem fãs e estudantes que estudam a técnica vocal dele no mundo inteiro esse site é muito importante” disse o cineasta.

Segundo Goulart, Baldin gravou 150 discos e nesse site que, deverá ser lançado em novembro de 2014, estarão capas de todos os discos e várias músicas. “No ano que vem temos os 20 anos de morte de Aldo Baldin e o estado vai se preparar, por isso queremos ter esse site pronto e também fazer uma exposição para recuperar a memória dele”, disse o jovem cineasta.

Colaboração: Lani Burato