Geral

Ciram/Epagri alerta para risco de temporais com vento forte e granizo em SC

Foto: Defesa Civil Municipal de Nova Veneza

O sol aparece com algumas nuvens no Oeste, Meio-Oeste e Litoral nesta terça-feira (27), com condições de pancadas isoladas de chuva e risco de temporais isolados na maioria das regiões no decorrer da tarde e noite. Os temporais podem vir acompanhados de vento acima de 60 km/h. As chuvas, mesmo de curta duração, podem ser de forte intensidade, acumulando pontuais de 30mm a 60mm em uma hora.

Alguns pontos de nevoeiros ocorrem entre o Planalto Sul, Oeste e Litoral. O céu fica mais encoberto e há variação de nebulosidade sobre o Planalto Norte e Extremo Litoral Sul. A temperatura estará alta em todo o Estado, com máximas de 35ºC no Extremo-Oeste, 33ºC no Litoral Sul e 31ºC no Oeste, Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Há sensação de ar abafado em todo o estado.

A meteorologista do Ciram/Epagri, Laura Rodrigues, explica que os temporais trazem rajadas fortes de vento e granizo em áreas isoladas de Santa Catarina. “Essas pancadas ocorrem por causa do calor e de temperaturas elevadas, com máximas acima de 30ºC. Outro fator é a umidade elevada em todo o Estado”, explica.

Segunda-feira

Essa segunda-feira (26) foi marcada por temporais isolados (chuva rápida intensa, raios, vendaval) e queda de granizo em pontos localizados no Estado, especialmente no Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul e Litoral Sul de Santa Catarina. Municípios de Rio do Sul, Petrolândia, Agronômica, Bom Jardim da Serra e Nova Veneza registraram ocorrências de algamentos devido a chuvas intensas, vendaval e granizo.

No intervalo de uma hora (entre 20h e 21h), choveu 71mm em Rio do Sul, registrando 85mm até o final da noite e provocando alagamentos no município.

Segundo levantamento do Cemaden e Epagri/Ciram, os maiores registros de chuva decorrentes de temporais foram registrados em:

Rio do Sul – 85mm
Braço do Norte – 66mm
Presidente Getúlio – 43mm
Bocaina do Sul – 43mm
Atalanta – 40mm
Mirim Doce – 38mm,
Nova Veneza – 34mm

Colaboração: Rafael Vieira de Araújo / Secretaria de Estado de Comunicação

Notícias Relacionadas

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Evento inicia às 19h, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município

Sábado deve ter sol em todas as regiões de SC, mas chance de chuva no litoral

As temperaturas devem ser as esperadas para o verão, mas sem aquecimento acentuado.

Com temperatura negativa, Serra tem até ‘boneco de geada’