Saúde

Cirurgia cerebral realizada em bancário de Braço do Norte será relembrada na TV

Paciente tocou violão e cantou durante a cirurgia

Quase um ano se passou, porém a cirurgia cerebral realizada no bancário de Braço do Norte, Anthony Kulkamp Dias, de 34 anos, ainda é lembrada em todo o Brasil. Prova disso, foi uma entrevista feita nesta terça-feira para o Programa Domingo Show, com Geraldo Luiz, da Rede Record. 

O entrevistado foi o neurocirurgião Marcos Ghizoni, que fez o procedimento no Hospital Nossa Senhora da Conceição – HNSC, em Tubarão. A exibição da matéria ainda não tem data definida.

O neurocirurgião relatou que já fez esse procedimento algumas vezes na unidade hospitar, entretanto, essa foi a primeira vez que um paciente tocou violão e cantou durante a cirurgia. Um vídeo foi produzido no momento da intervenção cirúrgica por funcionários da casa de saúde e disponibilizado na internet. A gravação se tornou ‘viral’ e foi vista em todo o mundo.

A história da cirurgia e da recuperação de Anthony será contada no quadro ‘Eu sobrevivi’. “Foi uma iniciativa legal do programa. As sessões de quimioterapia e radioterapia terminaram e agora estou em plena recuperação. Tenho louvado ao senhor e toco acordeom, que me ajuda na coordenação motora do lado direito”, conta o bancário, que desde o ano passado está afastado de suas funções. Ele mora atualmente em Capivari de Baixo.

Anthony lembra que a ideia de tocar e cantar ocorreu um dia antes do procedimento. O braçonortense destaca que o objetivo de realizar a cirurgia acordado foi apropriado, pois envolvia a parte responsável pela coordenação motora, fala e memória. Conforme o site Notisul, o método é utilizado para evitar grandes problemas e garante a qualidade de vida do paciente.

[soliloquy id=”175153″]