Saúde

Cirurgia realizada no Hospital São José é case de sucesso em Congresso Nacional de ortopedia

O encontro é considerado o maior evento anual da Ortopedia brasileira, reunindo os maiores especialistas brasileiros da área.

Foto: Divulgação

O serviço de ortopedia e traumatologia do HSJosé realizou um procedimento especial. Trata-se da abordagem para artrose em joelho valgo; (joelho torto para dentro), que causa grande desconforto por dor e dificuldades para andar. O objetivo da cirurgia é resolver a correção do valgo com melhor balanço ligamentar sem causar uma nova deformidade do joelho durante a marcha.

O cirurgião ortopédico de joelho do Hospital São José, Dr. Mário César Búrigo Filho foi quem realizou o procedimento. ”A cirurgia foi um sucesso. A paciente tem 77 anos e reclamava há anos de dores devido ao problema. Optei pela técnica, em busca de um melhor resultado funcional; o que obtivemos após reabilitação fisioterápica”, relata o especialista.

O procedimento consistiu em colocar uma prótese de joelho por uma via cirúrgica para esta deformidade específica da patologia, que ainda é pouco utilizada no Brasil, porém vem sendo realizada pelo especialista no serviço traumatologia do hospital, para tratar este tipo de problema.

A cirurgia virou case de sucesso e foi apresentado na forma de filme, com 80 min de duração, para demostrar a técnica utilizada pelo especialista da Instituição no stand da CINE SBOT do 49º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, que aconteceu em Goiânia no mês de novembro.

O encontro é considerado o maior evento anual da Ortopedia brasileira, reunindo os maiores especialistas brasileiros da área e teve um representante do Sul mostrando o trabalho desenvolvido na região.

Colaboração: Kátia Farias – Assessora de Comunicação do Hospital São José

Notícias Relacionadas

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Estado e município de Laguna indenizarão homem que ficou cego por demora em cirurgia​

Um homem de 60 anos perdeu sua visão e será indenizado em R$ 150 mil pelo Estado e pelo município de Laguna.

Coronavírus em SC: Hospital de Laguna ativará 10 leitos de UTI no começo de agosto

O Estado auxiliará com a habilitação dos leitos junto ao Ministério da Saúde, para garantir que o recurso do custeio seja pago pelo Governo Federal.

Médica é condenada por morte de paciente após cirurgia em Orleans

O fato aconteceu em setembro de 2014, quando a vítima havia sido internada para a retirada de um cisto no ovário.