Saúde

Clínica no Nações Shopping oferta vacina tetravalente

O uso da vacina ajuda a reduzir várias complicações que da gripe influenza A ou B

Divulgação

Fundamental na prevenção de doenças respiratórias graves, a vacina contra a gripe é recomendada para todas as idades, principalmente neste momento de pandemia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a partir dos seis meses de vida o ser humano já pode ser imunizado contra a influenza.

O médico pediatra Aristides dos Santos Sobrinho (CRM 7995), de Criciúma, aponta informações sobre a importância da imunização para, desta forma, evitar surtos que podem comprometer o sistema hospitalar. Segundo dados do Ministério da Saúde, o tipo de maior circulação é o A, responsável por quase 80% dos casos. “Existem vírus que provocam resfriados comuns e outros a gripe. Os mais comuns são as duas cepas A e a B. Na gripe os sintomas são maiores. Terá febre, dores de garganta, tosses. Já o resfriado é mais brando e provoca menos comprometimento no paciente. A gripe pode gerar várias complicações e pode levar até uma pneumonia. Por isso importante a vacina para evitar esses problemas futuros”, destaca o pediatra.

O uso da vacina ajuda a reduzir várias complicações que da gripe influenza A ou B. O especialista recomenda também que em casos suspeitos é sempre importante ir ao médico para o acompanhamento correto. “Quem fez a vacina do coronavírus pode sim fazer a da gripe, basta esperar o intervalo de 14 dias para fazer a imunização. É muito importante fazer as duas. A diferença da vacina feita no SUS e no particular é que no público é feita a tri viral e no privado é a tetravalente onde o paciente é protegido por mais uma cepa”, explica.

No Nações Shopping, a Clínica Imunoprev, oferta a vacina. Em atividade desde março de 2021, a clínica é a primeira especializada em vacinação no município de Criciúma. O atendimento é de segunda a sábado, das 10 às 21h; e nos domingos das 14 às 20h. Mais informações no telefone (48) 3413 8404 ou o (48) 98819 4375.

Cuidados

Sobre o uso de álcool em gel o médico ressalta que o produto ajuda no controle dos vírus. “Ele é um grande antisséptico mundial e ajuda no controle dos vírus”, completa. Ele comenta que os cuidados com o Covid-19 têm contribuído para as pessoas terem mais cuidados com situações virais.

Saiba mais

Sintomas da gripe: febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga

Podem ter

Dores locais: nas articulações

Tosse: com catarro, seca, forte ou leve

No corpo: calafrios, desidratação, fadiga, febre, mal-estar, perda de apetite, rubor, dor no corpo ou suor

No nariz: congestão, nariz escorrendo ou espirros

Na garganta: dor ou irritação

Também é comum: dor de cabeça, falta de ar, fraqueza muscular, inchaço dos gânglios, náusea ou pressão no peito

Notícias Relacionadas

Fapesc investe R$ 1 milhão em novos estudos para produção de vinho e uva em SC

A produção de uvas e vinho abrange ainda uma área de cultivo de cerca de 6 mil hectares em diferentes regiões. Só de vinícolas, são 95 empresas registradas no Estado

Profissionais da Assistência Social passam por minicurso sobre abordagem antirracista em Criciúma

Palestra foi ministrada por três profissionais da área da Educação e Direito e ocorreu no Salão Ouro Negro

24 horas: Um sonho de 30 anos realizado em Cocal do Sul

A inauguração será neste domingo (26), às 18h, no dia do aniversário de 30 anos de Cocal do Sul

Edital Cultura Criciúma contemplará 30 projetos com R$ 133 mil

Inscrições podem ser feitas até o dia 22 de outubro. Objetivo é incentivar atividades culturais na cidade