Saúde

Clínica no Nações Shopping oferta vacina tetravalente

O uso da vacina ajuda a reduzir várias complicações que da gripe influenza A ou B

Divulgação

Fundamental na prevenção de doenças respiratórias graves, a vacina contra a gripe é recomendada para todas as idades, principalmente neste momento de pandemia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a partir dos seis meses de vida o ser humano já pode ser imunizado contra a influenza.

O médico pediatra Aristides dos Santos Sobrinho (CRM 7995), de Criciúma, aponta informações sobre a importância da imunização para, desta forma, evitar surtos que podem comprometer o sistema hospitalar. Segundo dados do Ministério da Saúde, o tipo de maior circulação é o A, responsável por quase 80% dos casos. “Existem vírus que provocam resfriados comuns e outros a gripe. Os mais comuns são as duas cepas A e a B. Na gripe os sintomas são maiores. Terá febre, dores de garganta, tosses. Já o resfriado é mais brando e provoca menos comprometimento no paciente. A gripe pode gerar várias complicações e pode levar até uma pneumonia. Por isso importante a vacina para evitar esses problemas futuros”, destaca o pediatra.

O uso da vacina ajuda a reduzir várias complicações que da gripe influenza A ou B. O especialista recomenda também que em casos suspeitos é sempre importante ir ao médico para o acompanhamento correto. “Quem fez a vacina do coronavírus pode sim fazer a da gripe, basta esperar o intervalo de 14 dias para fazer a imunização. É muito importante fazer as duas. A diferença da vacina feita no SUS e no particular é que no público é feita a tri viral e no privado é a tetravalente onde o paciente é protegido por mais uma cepa”, explica.

No Nações Shopping, a Clínica Imunoprev, oferta a vacina. Em atividade desde março de 2021, a clínica é a primeira especializada em vacinação no município de Criciúma. O atendimento é de segunda a sábado, das 10 às 21h; e nos domingos das 14 às 20h. Mais informações no telefone (48) 3413 8404 ou o (48) 98819 4375.

Cuidados

Sobre o uso de álcool em gel o médico ressalta que o produto ajuda no controle dos vírus. “Ele é um grande antisséptico mundial e ajuda no controle dos vírus”, completa. Ele comenta que os cuidados com o Covid-19 têm contribuído para as pessoas terem mais cuidados com situações virais.

Saiba mais

Sintomas da gripe: febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga

Podem ter

Dores locais: nas articulações

Tosse: com catarro, seca, forte ou leve

No corpo: calafrios, desidratação, fadiga, febre, mal-estar, perda de apetite, rubor, dor no corpo ou suor

No nariz: congestão, nariz escorrendo ou espirros

Na garganta: dor ou irritação

Também é comum: dor de cabeça, falta de ar, fraqueza muscular, inchaço dos gânglios, náusea ou pressão no peito

Notícias Relacionadas

Pesquisa aponta aumento de casos de covid em 1.217 cidades esta semana

O número corresponde a 33,9% das 3.591 prefeituras ouvidas

Governo de SC vai prorrogar estado de calamidade pública até 30 de setembro

Com a medida, o Estado fica desobrigado de cumprir algumas metas fiscais, o que facilita o combate ao vírus

Santa Catarina avança na certificação de propriedades livres de brucelose e tuberculose

A intenção da Secretaria da Agricultura é ampliar o número de certificações, para que esse seja mais um diferencial competitivo do agronegócio catarinense

Governo do Estado abre licitação para elaboração de estudo para criação de rodovia alternativa à BR-101 Norte

A empresa que for selecionada na licitação terá seis meses para executar um estudo identificando onde poderá passar essa nova rodovia