Cultura

Cocal do Sul e Orleans recebem espetáculo Arroz e Feijão

Foto: Antonio Rozeng

Foto: Antonio Rozeng

O Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, que está circulando pelas regiões da AMREC e da AMRESC com "Arroz e feijão em: Colapso no Sistema". Está semana será a vez dos municípios de Orleans (10) e de Cocal do Sul (11). A peça tem realização da Cooperativa Agropecuária de Jacinto Machado (Cooperja) e o já foi visto por cerca de 5 mil pessoas nas cidades de Jacinto Machado, Siderópolis, Turvo, Ermo, Balneário Rincão e Urussanga. Na quarta, dia 10, a apresentação será no Centro Cultural Galeano Zomer, em Orleans. Já na quinta, dia 11, será no salão paroquial do Centro de Cocal do Sul. Em ambos os municípios serão duas apresentações: às 9h e às 14h. A peça faz parte do projeto Semeador Cultural que percorrerá na sua primeira etapa 28 municípios do sul de Santa Catarina.

Segundo o ator Reveraldo Joaquim, que assina a direção do espetáculo, o argumento inicial é o “universo dentro de mim”, tratando de uma forma muito divertida o tema alimentação saudável. Ainda conforme Reveraldo a estética da peça é inspirado nos gibis de HQ, passando a Pop Arte e filme Noir. “Optamos por esta linguagem para atrair crianças e adolescentes, onde será apresentando na rua e em espaços alternativos”, explica Reveraldo.

O interesse de montar um espetáculo teatral que falasse de alimentação saudável partiu dos diretores da COOPERJA. Segundo o presidente da Cooperativa, Vanir Zanatta, a peça é um sonho realizado. "Nós queríamos uma forma diferente de mostrar para as pessoas a importância de termos uma boa alimentação, pois se não cuidarmos, surgem várias doenças. E a peça trouxe isso, a importância do arroz com feijão, sensibiliza as crianças", diz. Ainda segundo ele o objetivo é levar a peça para as escolas, ou trazer os alunos até a apresentação.

Para a diretora Yonara Marques, o maior desafio foi trazer um tema recorrente, sem fazer com que ele ficasse didático de mais para o teatro. “Acreditamos ter superado este desafio. Nossa intenção é fazer as crianças pensarem que dentro de cada um de nós existe um universo que precisa ser nutrido de alimentos de qualidade”, afirmou Yonara. Para Reveraldo Joaquim ter um parceiro cultural é um sonho sendo realizado. “A COOPERJA nos deu todas as condições e confiança para montar este grande espetáculo, que temos certeza vai circular por muitas cidades deste Brasil”, declarou.

O espetáculo atuação e texto de Adriano Medeiros e Luan Marques Joaquim. Foram convidados para fazer parte deste elenco Bruno Andrade e Priscila Schaucoski, do grupo Cirandela, que assinam as músicas e a sonoplastia do espetáculo. A direção é dos atores Reveraldo Joaquim e Yonara Marques.

Sinopse

Uma sequência de mortes assombra uma cidade. O "colapso no sistema" é visível e ameaçador. Neste universo híbrido onde o mais difícil é descobrir o verdadeiro vilão, os detetives Caçarola (Arroz) e Feijão, buscam incansavelmente o grande responsável por tantas perdas.

Com músicas, bonecos e elementos cenográficos, os atores mostram de uma forma muito divertida "o universo dentro de mim" e a nossa responsabilidade por este corpo, que não é uma máquina, é um universo cheio de vidas querendo ser bem tratado (nutridas).

O Grupo

O grupo Cirquinho do Revirado já circulou com seus espetáculos por mais de 21 estados brasileiros, sendo reconhecido nacionalmente. Hoje o grupo é considerado uma das referencias no teatro de rua no Brasil e já ganhou vários prêmios com seus Espetáculos, como o de São José do Rio Preto e o Premio Miriam Muniz. Em seu repertório estão sete espetáculo: Amor por Anexins, O Sonho de Natanael, O Contra-Regra, Suja ou Esculacha, Júlia, A Padaria e o recente Arroz e feijão em: Colapso do Sistema.

Colaboração: Antonio Rozeng