Geral

Cocal do Sul ganha mais uma rua asfaltada

A Rua Fernando de Fáveri, no Centro, recebeu pavimentação asfáltica com investimento total de R$ 190 mil, através de recursos próprios

Divulgação

A Rua Fernando de Fáveri, que liga a Cerâmica Eliane à SC-108, bem no Centro de Cocal do Sul, recebeu pavimentação asfáltica e foi inaugurada nesta sexta-feira (17). A melhoria na via beneficiará não só os moradores daquela localidade, como também os motoristas que trafegam diariamente por ali.

A via, cuja extensão é de 243 metros, teve investimento total de R$ 190 mil, através de recursos próprios. O ato, que ocorreu nesta manhã, contou com a presença de servidores, secretários, vereadores e da comunidade. O primeiro prefeito de Cocal do Sul, Ítalo Rafael Zaccaron, acompanhado de sua esposa, Neiva, também estiveram prestigiando e falaram em nome dos moradores.

Esta ação faz parte do cronograma do mês de setembro, que está repleto de inaugurações e lançamento de projetos devido ao aniversário de 30 anos de Cocal do Sul, comemorado no dia 26. “O nosso compromisso é atender o anseio da comunidade, colocando uma camada de asfalto de ótima qualidade, o desenvolvimento começa na infraestrutura e temos isso a oferecer aos moradores que agora foram contemplados com este asfalto; esta é a quarta rua pavimentada que entregamos neste mês de setembro”, comenta o secretário municipal de infraestrutura, Vanderlei Figueiredo.

Por trás do nome da rua: conheça a história de Fernando de Fáveri

Fernando de Fáveri nasceu em Tubarão em 30 de maio de 1887, filho de Pedro de Fáveri e Maria de Fáveri. Com a idade de seis anos, passou a residir no Distrito de Cocal, quando essa localidade era conhecida pelo nome de Acioli Vasconcelos. Com 28 anos, casou-se com Marieta Dal Toé de Fáveri, com quem teve os filhos Germano, Hercílio e Otávio. Em 1919, depois de passar por um tempo na Argentina, retornou ao Brasil e passou a dirigir a Sociedade de Cooperativa Cocal. Mais tarde, foi convidado a assumir a direção da Sociedade Colonial Cocal durante cinco anos.

Incentivador da indústria carbonífera de nosso município, foi junto com Vitório Búrigo, Domingos Fontanella e outros, fundador da Companhia Carbonífera Visconde de Thonay. Mais tarde, reconhecendo que somente uma indústria de grande porte poderia dar maior desenvolvimento ao Distrito de Cocal, lançou a ideia de construir uma indústria cerâmica que foi a precursora da atual Cerâmica Eliane.

Em 1936, conseguiu a construção do Grupo Escolar Professor Padre Schuller pelo Governo do Estado, após doar a este toda a área necessária a sua construção. Foi sócio fundador da Rádio Difusora de Urussanga, hoje Rádio Marconi. Em 1946, foi eleito vereador pelo extinto Partido Social Democrático, e em 1948 foi presidente da Câmara Municipal.

Católico fervoroso, educou seus filhos nos sagrados princípios desta religião, a qual professou até os últimos instantes de sua vida. Faleceu em 24 de dezembro de 1976, sepultado no Cemitério do Distrito de Cocal.

Divulgação

 

Notícias Relacionadas

Trabalhador é atropelado e acaba esmagado durante manutenção de caminhão em Jacinto Machado

A aeronave da Polícia Civil, tripulada pelos policiais e pelos profissionais da saúde do Saer/Sarasul foi acionada para prestar atendimento à vítima

Morre Júlia Ferreira, catarinense que lutava contra câncer há dois anos: “Exemplo de força e fé”

Moradora de Florianópolis morreu nesta quarta-feira (24) aos 21 anos

Aumento da cota da tainha fica abaixo do esperado e frustra pescadores em SC

Expectativa é recuperar perdas de 2023, quando categoria amargou prejuízos, especialmente na modalidade industrial

Acidente em Jaguaruna: Carro com crianças é atingido por trem após pane em linha férrea