Saúde

Colaboradores da Unesc vão até o Hemosc para doação de sangue

O trabalho voluntário sempre esteve presente na vida da colaboradora da Unesc Suelen Cardoso Izé, que trabalha nos LEAS (Laboratórios de Ensino da Área da Saúde) da Universidade. Ela costuma visitar asilos, ajudar escolas, entre outras instituições. Mas a tarde dessa segunda-feira (20) trouxe uma atitude diferente. Suelen fez parte do terceiro grupo da Unesc a ir até o Hemosc de Criciúma para doar sangue. A ação ocorreu por meio da campanha Meu Sangue é Comunitário, realizada pela Unesc.

“Sempre estive envolvida em todo tipo de voluntariado e doar sangue era algo que eu tinha vontade, mas ainda não havia feito. Foi quando surgiu a oportunidade por meio da Universidade. A expectativa de ajudar vidas é bem grande, todos deveriam experimentar essa sensação”, comentou Suelen.

Do mesmo grupo de Suelen estava Deivid Borges Paulino, que trabalha no Laboratório Biotérico da Universidade. Ele doa sangue desde os 18 anos e a atitude iniciou durante o período em que ele serviu para o Exército. Deivid é doador universal, possui sangue O -, o único que pode doar para qualquer tipo sanguíneo. “Você faz um bem muito grande ao doar sangue. Saber que isso faz a diferença é muito gratificante”, afirmou.

Para o gerente do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), André Topanotti, a ação destaca o papel da Unesc como Universidade Comunitária. “Aos poucos nós fortalecemos nossos programas de voluntariado, e essa campanha estimula ainda mais nossos colaboradores a abraçarem o “ser comunitário”. Por meio da doação, nós fazemos o bem sem olhar a quem. Uma pessoa muito próxima ou muito distante pode ser beneficiada e essa é uma das questões mais admiráveis do movimento”, destacou.

Colaboração: Mayra Lima/Assessoria de Imprensa da Unesc

[soliloquy id=”136757″]