Política

Colegiado estadual se reúne em Lages para prestar contas sobre redução de gastos públicos

Titulares das pastas irão apresentar procedimentos que foram adotados pelas pastas

Os secretários centrais, regionais, presidentes de empresas e autarquias fazem nesta segunda-feira, 4, em Lages, a primeira prestação de contas ao governador Raimundo Colombo e ao vice Eduardo Pinho Moreira. Os titulares irão apresentar quais procedimentos adotaram no mês de maio para cumprir as medidas de gestão administrativa determinadas na última reunião do grupo realizada em 26 de abril.

"É importante que cada secretaria exponha os resultados obtidos para cumprir as medidas que compõe o pacote de redução dos gastos da máquina estadual", ressalta a secretária de Estado da Justiça e Cidadania Ada De Luca
Para o governador Raimundo Colombo este tipo de encontro procura instituir "um diálogo que proporciona novas práticas que ajudem a reduzir o gasto e continuar prestando um bom serviço aos catarinenses”, destaca Colombo.

Um importante corte determinado por Colombo e Pinho Moreira é a redução de 20% do número de terceirizados do quadro de pessoal. A Casa Civil já promoveu cortes que, inicialmente, devem gerar uma economia mensal de R$ 120 mil.
Licitações de produtos e serviços de tecnologia, com valor acima de R$ 100 mil, deverão ter parecer técnico favorável das Secretarias de Administração, Fazenda e do Centro de Informática e Automação do Estado (Ciasc).

Os contratos de supervisão de obras devem, preferencialmente, ser feitos com universidades. Caso haja alguma impossibilidade em realizar o contrato com as instituições de ensino superior, o valor não poderá ser superior a 8% do valor da obra. A partir de março de 2013, as licitações para contratações de obras de engenharia só serão abertas com a prévia elaboração do projeto executivo.

Durante o encontro também será apresentado pela Secretaria da Fazenda o Portal da Transparência, que facilita ao cidadão acessar informações sobre receita, despesa, gastos com pagamentos de diárias, materiais e serviços em tempo real.

Denise Lacerda/Imprensa Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania

[soliloquy id=”6912″]