Geral

Colégio Satc aposta em ecossistema de inovação para fortalecer formação dos alunos

Estudantes, desde o ensino infantil até o ensino médio, são estimulados a pensarem fora da caixa e em projetos ligados ao empreendedorismo.

Foto: Colégio Satc

O ano de 2022 consolidou o Colégio Satc como uma instituição que prepara e capacita os alunos para os avanços do mundo atual. O colégio tem, cada vez mais, apostado em um ecossistema de inovação que capacita os alunos desde o ensino infantil até o ensino médio, passando pela formação técnica. O intuito tem sido desenvolver projetos novos para motivar os alunos diariamente.

Segundo a diretora do Colégio Satc, Izes Ester Machado Beloli, uma das metodologias adotadas pela instituição para fazer com que o aluno esteja conectado com a inovação é aliar teoria e prática durante as aulas. “O nosso foco é educar o aluno para a vida. Então a gente trabalha com ciência e tecnologia, mas também desenvolve habilidades socioemocionais, como na Disciplina Pilares para a Vida, que contribui de forma estruturada nessa formação”, destaca.

Outo diferencial do Colégio Satc é a forte capacitação dos professores para que os profissionais estejam alinhados com esse ecossistema de inovação. Para Izes, a mentoria prestada pelos professores em sala de aula jamais poderá ser substituída pela tecnologia. “Hoje, os jovens têm muito contato com a tecnologia, mas não têm discernimento de como ela pode auxiliar no dia a dia. Por isso, a mentoria dos professores é extremamente importante nesse processo”, completa.

Durante as aulas, os alunos, ainda, participam de projetos voltados ao empreendedorismo e que os estimulem a pensarem fora da caixa. Isso porque, de acordo com o head de Inovação da Satc, Gustavo De Lucca, inovar é ter novas ideias, mas entender se essas ideias suprem alguma necessidade da sociedade e geram resultado. “A metodologia que a gente desenvolve de empreendedorismo, no sentido de desenvolver algo novo, faz com que os alunos sejam ensinados a inovarem e a tomarem uma melhor decisão, afirma De Lucca.

A inovação está presente no DNA da Satc, em todas as esferas da instituição. E, no colégio, o propósito é fazer com que os alunos estejam preparados para trabalhar em equipe, atuar na resolução de problemas e conseguir identificar suas potencialidades.

Metodologia do Colégio Satc visa ampliar fronteiras

O Colégio Satc é referência em formação humana e profissional. A Instituição possui uma proposta pedagógica pensada conforme a idade da criança, que estimula o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional.

A partir dos três anos de idade até o primeiro ano do ensino médio, os alunos aprendem a desenvolver novas habilidades, ampliam o raciocínio lógico e potencializam sua criatividade, por meio das Tecnologias Aplicadas.

Ainda no primeiro ano do ensino médio, os alunos escolhem as disciplinas eletivas, ou seja, eles escolhem uma disciplina por trimestre que possuem relação com as áreas do ensino técnico. As disciplinas permitem que os alunos tenham contato e se identifiquem com o que buscam fazer nos próximos anos.

No segundo ano do ensino médio, é apresentada ao aluno uma nova realidade, o ensino técnico. O foco é contribuir para a formação social e profissional dos estudantes, com o direcionamento da futura carreira de cada um.

Quer receber as principais noticias da região? Entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Inovação e tecnologia ampliam a prestação de serviços digitais do Estado ao cidadão durante pandemia

Com aplicativos, sites e plataformas digitais, secretarias e órgãos de Estado adaptaram suas rotinas e substituíram o atendimento presencial pelo online.

Grupo RB recepciona clientes durante evento em comemoração ao 5º aniversário

Estudantes do técnico em Design Gráfico criam livros infantis

Obras foram doadas à biblioteca da Satc e apresentadas para as crianças do ensino fundamental