Educação

Colégio Satc fortalece educação dos alunos a partir da nova disciplina ‘Pilares para a vida’

Proposta de ensino visa o desenvolvimento integral das competências socioemocionais dos estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Divulgação

A construção do saber é formada a partir das vivências do dia a dia, do compartilhamento de ensinamentos e daquilo que reflete na vida de cada pessoa. Por isso, iniciar na fase escolar o desenvolvimento das competências socioemocionais fará com que as crianças entendam melhor de si, respeitem mais o outro e aprendam a fazer escolhas assertivas para o futuro. Seguindo nessa diretriz, o Colégio Satc implementou em sua grade curricular a disciplina ‘Pilares para a vida’ que atenderá os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta da instituição fortalece a educação dos estudantes e ajudará no desenvolvimento de novas aptidões a partir de aulas lúdicas e dinâmicas.

Dando início à disciplina em 2022, os alunos já estão participando de atividades e aulas práticas que ensinam o autoconhecimento e autocontrole. “Os professores nesse primeiro estão trabalhando com atividades de socialização, relacionamento e que instiguem o autoconhecimento dos nossos alunos, para promover reflexões e valorização do que cada um é”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Satc, Sandra Macon.

A empolgação de aprender uma nova forma fica cada mais evidente na participação das turmas nas tarefas, como a Caixa dos Sentimentos do 3º ano A. “Nós estamos aprendendo sobre os sentimentos e construímos essa caixa onde colocaremos o ano todo o que estamos sentindo”, conta a aluna, Livia Corrêa.

“Cada colega da turma coloriu a caixa com adesivos que gosta e eu coloquei uma nota musical, porque para mim, a música representa a vida”, ressalta o aluno, Arthur Antunes Campo.

Construção de um projeto de vida

Seguindo as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é de responsabilidade da instituição de ensino promover aos alunos a compreensão, a reconstrução de significados e experiências. Por isso, o Colégio Satc sempre está em busca de projetos e atividades que contribuam para a formação integral dos alunos e com a inclusão da disciplina ‘Pilares para a vida’, os alunos serão protagonistas de suas escolhas.

“Esse componente curricular contempla o entendimento dos alunos em relação com o eu, com o trabalho e as profissões, uma vez que compreendemos que o aprendizado é mais efetivo quando o que ensinamos ecoa na percepção de quem eu sou como indivíduo e qual o meu papel no meio ao qual estou inserido. E a partir desse entendimento os pequenos conseguem ir construindo os seus projetos de vida”, relata Sandra.

A disciplina aborda os seguintes eixos: descobrindo a si mesmo, trabalho e profissões, vida financeira e saberes em prática. “Ao trabalhar as competências e habilidades dos alunos, podemos contribuir para a formação de um cidadão autônomo, responsável, solidário, participativo e inovador, pois estes princípios demonstram mentalidade empreendedora”, finaliza a coordenadora.

Notícias Relacionadas

Coração viaja 200 km de helicóptero para ser transplantado em SC

Para o coordenador do projeto, o médico Joel de Andrade, o tempo é um fator essencial para este tipo de operação

Quadrilha suspeita de sequestrar caminhoneiros é presa em SC

A partir da investigação da DIC de Joinville, sete pessoas foram presas nesta sexta-feira; três caminhoneiros em cativeiro foram libertados

Covid: ministério recomenda dose de reforço para adolescentes

Imunizante deve ser aplicado quatro meses após segunda dose

Aneel mantém bandeira tarifária verde para junho

Com isso, contas de luz ficam sem cobrança extra no próximo mês