Geral

Coletor de energia solar é desenvolvido em parceria com a Satc

O estudo visa o melhoramento da troca térmica em placas absorvedoras de calor.

Divulgação

Uma parceria entre instituições de ensino brasileiras e de Portugal pode resultar em um estudo inédito no país: a fabricação de um coletor de energia solar mais eficiente. A iniciativa vai garantir uma maior retenção na troca térmica obtida por meio de absorção de calor. As placas estão sendo elaboradoras com o apoio de professores do Mestrado Profissional da Satc e o Laboratório Pronto 3D.

A pesquisa envolve três instituições de ensino: a Faculdade Satc, com a parte de fabricação mecânica e o desenvolvimento dos moldes e ferramentaria; a Universidade de Aveiro (Portugal), na simulação computacional do processo; e a Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB), na validação do projeto. O estudo faz parte do pós-doutorado do professor da UFRB, Fábio André Lora.

“É uma nova rota de fabricação destas placas, com objetivo de coletar energia solar com mais velocidade, gerando uma energia limpa e melhorando a troca térmica”, explicou Lora. Com o coletor, residências que atualmente utilizam energia solar para aquecimento de água poderiam utiliza-la para outros procedimentos, como carregar o celular e outros equipamentos.

Conforme o coordenador do Pronto 3D da Satc, Daniel Fritzen, o contato com pesquisas deste porte é essencial para a troca de conhecimento entre universidades. “Há troca de experiências e de tecnologia, por isso é tão importante a multidisciplinaridade entre as instituições de ensino. Com a pesquisa do professor Lora, nós vamos ampliar os estudos de eficiência energética na Satc”, destacou.

Palestra para acadêmicos

O professor Fábio André Lora está desde o início da semana na Faculdade Satc para a fabricação das peças. O projeto é financiado por meio de chamada universal do CNPq. Por conta da passagem por Criciúma, Lora conversou com acadêmicos de Engenharia Mecânica e do Mestrado Profissional da Satc.

Colaboração: Comunicação SATC

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Legislativo aprova parceria entre ACIVA e Prefeitura para instalação de câmeras de monitoramento em Araranguá

Projeto aprovado por unanimidade no legislativo prevê a instalação de dez câmeras de monitoramento em Araranguá