Geral

Colheita simbólica marca abertura da XVI Vindima Goethe nesta quarta-feira

Programação inicia em 13 de janeiro e encerra somente no fim do mês

Foto: Divulgação/ProGoethe/ND

As vinícolas da região dos Vales da Uva Goethe, no Sul de Santa Catarina, abrem, nesta semana, a programação da XVI Vindima Goethe 2024. A abertura oficial será nesta quarta-feira (10), às 10h, na Vinícola Bianco, em Orleans, com a tradicional colheita simbólica, evento exclusivo para convidados, autoridades e imprensa.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

“Após um ano muito desafiador para os produtores de uva, enfim, chegou a Vindima. É um momento especial, de um ano inteiro de trabalho, onde a gente comemora com festa a colheita. Nós esperamos receber muitos visitantes para emergir e compartilhar momentos de alegria e celebrar a tradição, o legado de trabalho, e o amor à vinha e ao nosso terroir”, destaca o presidente da ProGoethe (Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe), Guilherme Facanali Bianchini.

Vindima Goethe ocorre entre 13 e 28 de janeiro

A XVI Vindima Goethe 2024 será realizada de 13 a 28 de janeiro com programação especial nas seis vinícolas que fazem parte da ProGoethe. Neste ano, o diferencial da programação que celebra a colheita da uva é a regionalização. Entre a serra e o mar, a região Vales da Uva Goethe abrange os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treze de Maio, Nova Veneza, Içara e Orleans.

Colheita simbólica com pisa de uva e música

A diretora de Cultura de Orleans, Juliana Natal, ressalta a importância de estender a programação para os demais municípios da região do Vales.

“Manter as tradições é cultivar o sentimento de pertencimento, e para nós de Orleans, recebemos a Vindima com honra desta cultura e com certeza irá contribuir significamente para a cultura e o turismo da região. Socializar costumes significa a ampliação da cultura, desta forma, levamos um pouquinho das outras regiões do vale, mas, também deixamos um pouquinho de nós”, finaliza.

Programação inicia em 13 de janeiro e encerra no fim do mês
De 13 a 28 de janeiro, os turistas e visitantes podem caminhar nos vinhedos, sentir o aroma da fruta nos parreirais, participar da colheita da uva e, claro, apreciar o vinho Goethe típico, único e raro.

As seis vinícolas participantes: Vinícola Casa Del Nonno, Vigna Mazon, Vinícola De Noni, Vinícola Trevisol, Vinícola Bianco e Vinícola Quarezemin prepararam uma programação especial. São sunsets, piqueniques, degustações, cinema ao ar livre e atrações artísticas.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Além disso, a ProGoethe organiza com apoio da Prefeitura de Urussanga, no dia 19 de janeiro, a missa para abençoar as mãos que colhem na Matriz Nossa Senhora da Conceição, às 18h30. Na sequência, um momento de confraternização, a Vindima in Festa, um evento aberto ao público para celebrar com os visitantes esse ciclo de amor pela terra e pela arte da vinificação.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

XVI Vindima Goethe terá programação regionalizada para valorizar o território

A edição de 2024 contará com eventos nos municípios de Urussanga, Cocal do Sul e Orleans que fazem parte dos Vales da Uva Goethe

Homem leva tiros nas costas após confusão intensa ao sair de casa noturna em Turvo

Confusão provoca uma tentativa de homicídio em Turvo e deixa homem ferido com balas nas costas

Retorno da chuva? Após semana tranquila, tempo bom está com os dias contatos em SC

O fim de semana em SC traz uma variação de temperaturas, pois entre o sábado e o domingo podem ocorrer pancadas de chuvas em determinadas regiões

Criciúma cede o Majestoso mais uma vez ao Internacional