Geral

XVI Vindima Goethe terá programação regionalizada para valorizar o território

A edição de 2024 contará com eventos nos municípios de Urussanga, Cocal do Sul e Orleans que fazem parte dos Vales da Uva Goethe

Foto: Divulgação Progoethe

Brindemos juntos à XVI Vindima Goethe 2024, esta é a proposta das vinícolas que fazem parte da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe). A programação é organizada durante o período de colheita, para celebrar este momento tão importante para os vitivinicultores. Esse período é um tributo ao fruto único, típico e raro da Uva Goethe, à riqueza do território, à tradição e à cultura dos imigrantes. ”A Progoethe está fazendo esse movimento bacana para aproximar as cidades onde também tem vinícolas e parreirais de uvas Goethe, assim valorizamos o território e damos ainda mais importância para essa nossa uva e esse nosso vinho, que só tem aqui na nossa região” ressalta o vice-presidente da Progoethe, Guilherme Facanali Bianchini.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Para celebrar o território da Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe, a próxima edição da Vindima será regionalizada. O pré-lançamento em Cocal do Sul, dia 8 de dezembro, marca o início dessa jornada, com um evento na Praça Coberta Mariza Terezinha Burigo Pagnan e a divulgação em primeira mão da programação do Festival. “Para nós é uma honra participar da Vindima junto com os demais municípios da Uva Goethe. Esse evento é importante para a divulgação da região, das nossas vinícolas e de todos os municípios que participam dos vales da Uva Goethe. Isso, sem sombra de dúvida, promove os municípios, as vinícolas, os agricultores e o turismo enogastronômico,” destaca o prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Faveri.

A colheita simbólica programada para a imprensa, autoridades e convidados será realizada na Vinícola Bianco, em Orleans, 10 de janeiro, com apoio da Prefeitura e da Unibave.” Para Orleans é uma honra sediar a abertura da Vindima Goethe 2024 em um evento tão esperado. Não tenho dúvida que a ação reforçará ainda mais o caminho que a cidade trilha que é promover nosso município e a região dos Vales da Uva Goethe ao status de Destino Turístico Nacional, e até internacional, fortalecendo ainda mais este segmento que cresce a cada ano”, diz Débora Legnani Comunicação e Chefe de Gabinete da Prefeitura de Orleans.

Missa para abençoar as mãos que colhem e Vindima in Festa, em Urussanga

No dia 19 de janeiro, a tradicional missa para abençoar as mãos que colhem, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga. Logo após a celebração, será realizada a Vindima in Festa, um evento aberto ao público para celebrar com os visitantes esse ciclo de amor pela terra e pela arte da vinificação. ” Nós nascemos com o nome Vales da Uva e Vinho Goethe, quando iniciamos eram oito vinícolas associadas, hoje somos seis vinícolas associadas, o outro grande sonho meu é trazer ,unir todo os vales ,pois para mim unidos seremos mais fortes,”disse o diretor de Turismo de Urussanga, Gilmar Trevisol.

Com apoio do Sebrae e Epagri, o Vales da Uva Goethe foi a primeira Indicação de Procedência do Estado de Santa Catarina a obter o registro junto ao INPI, em 2012.A área de produção localiza-se entre as encostas da Serra Geral e o litoral Sul Catarinense, compreende os municípios de: Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Içara, Orleans, Treze de Maio e Nova Veneza e Içara. Os vinhos são elaborados com uvas da variedade Goethe, tradicionalmente cultivada na região desde o início do século XX.

Segundo a bióloga Andréa Vargas dos Santos, consultora responsável pela implantação dessa Indicação Geográfica, a vindima não celebra apenas os produtores de uva e de vinho, mas sim de todo o território Vales da Uva Goethe, com a oportunidade de fomento do turismo regional, permitindo que os visitantes da região/turistas possam conhecer a qualidade dos produtos com a Indicação Geográfica. “Estou feliz com a mobilização para organizar a VINDIMA 2024 da diretoria da PROGOETHE e das diretorias de turismo dos municípios pertencentes ao território Vales da Uva Goethe. Essa celebração é um momento de comemorar a colheita dos melhores frutos que irão ser usados na elaboração dos vinhos, frisantes e espumantes que conquistaram a Indicação Geográfica Vales da Uva Goethe”, finaliza.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

A XVI Vindima Goethe será realizada de 13 a 28 de janeiro de 2024, com programação especial nas vinícolas associadas a Progoethe: Vinícola Casa Del Nonno, Vigna Mazon, Vinícola De Noni, Vinícola Trevizol, Vinícola Bianco e Vinícola Quarezemin.

São parceiros oficiais do evento: Sebrae, Olim Agro e BRDE. Apoio: Prefeituras de Urussanga, Cocal do Sul e Orleans.

Notícias Relacionadas

Colheita simbólica marca abertura da XVI Vindima Goethe nesta quarta-feira

Programação inicia em 13 de janeiro e encerra somente no fim do mês

Vereadores de Orleans aprovam implantação do Programa Municipal de Equoterapia

Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade durante a sessão ordinária desta segunda-feira, dia 15.

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Parados e sem previsão: A saga dos motoristas retidos no Morro dos Cavalos

Ainda não há uma previsão concreta para a reabertura da via