Norte

Com câncer, paciente recebe diploma de faculdade na cama de hospital

Desde 2016, ela faz tratamento contra o câncer e dá exemplo de coragem e persistência.

Foto: Arquivo pessoal

Nem o câncer e a internação hospitalar impediram Vania Gonçalves Willrich, de 48 anos, de realizar o sonho de se formar em pedagogia. Debilitada e impedida de deixar a unidade de saúde por indicação médica, a professora de Blumenau, no Vale do Itajaí, recebeu o diploma na cama do hospital na quarta-feira (27). As informações foram divulgadas pelo G1 SC.

“Ela concluiu o curso com 100% de frequência, mesmo com as dores causadas pela doença, durante a quimioterapia e radioterapia, recusou-se a faltar aulas. Quando não conseguia dirigir, eu a levava à universidade e depois à sala de aula com uma cadeira de rodas. Da mesma forma, ela experimentou a toga e o vestido do baile. Foi muito emocionante vê-la concretizar esse sonho”, contou o marido Carlos Alberto Willrich.

Câncer

Conforme reportagem do G1 SC, Vânia recebeu em 2016 o diagnóstico de câncer de mama. Fez mastectomia, mas depois apareceram três tumores no cérebro, seguidos de tumores nas costas e na medula.

“Há 10 dias, ela está internada, muito debilitada. Nesta fase, os médicos informaram que não são indicadas cirurgia, quimio ou radioterapia. Agora, nosso esforço é para que ela não sinta dor, nem sofra. Nos orgulhamos da pessoa que ela é e o do exemplo que nos dá”, relatou o marido.

Dedicação

Antes de adoecer, Vania dividia a rotina entre os cuidados com a família, o trabalho como professora em uma escola de educação infantil e os estudos. “Em todo o tempo livre que tinha estava no computador, estudando, pesquisando e debatendo com os colegas. Quando tirava um 9 em uma disciplina, ficava revoltada, tentava entender por que não havia tirado um 10”, relatou o marido.

Foto: Arquivo pessoal

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Fapesc aprova cinco projetos de pesquisa e destina R$ 500 mil a estudos sobre Covid-19 no estado

O edital buscava estudos que apontassem soluções para o combate à epidemia e seus efeitos na sociedade e na economia.

Giro Estadual: PRF flagra passageiro infectado com Covid-19 que fugiu de hospital de Goiás

A ocorrência foi registrada em Ponte Alta, no planalto lageano, na BR-116.

Menina morre e irmã fica ferida após queda de árvore

Crianças brincavam no local quando telhado desabou após ser atingido por tronco. Cidades tiveram alagamentos e deslizamentos.

Mais de 100 animais marinhos são encontrados mortos na orla entre Laguna e Imbituba

Em apenas um dia foram encontrados um lobo marinho, 104 pinguins e nove aves oceânicas.