Geral

Com quatro macacos mortos, Urussanga acende alerta contra febre amarela

Secretária de Saúde do município publicou vídeo para reforçar campanha de vacinação contra a doença; "estamos preocupados".

Divulgação

O município de Urussanga, no Sul de Santa Catarina, está em alerta contra a febre amarela. Isso porque quatro macacos foram encontrados mortos com indícios da doença no município, logo após o registro de mais um caso de febre amarela em um paciente internado em Imbituba, cidade localizada a pouco mais de 100 km de distância.

A situação acendeu o alerta no município. A Prefeitura realiza campanhas para reforçar a vacinação contra a doença. A secretária municipal de Saúde, Ingrid Zanellato, publicou um vídeo para convocar a população a tomar o imunizante para febre amarela.

“Aqui em Urussanga tivemos quatro mortes de macacos. Em virtude disso, estamos reforçando a campanha contra a febre amarela. [..] Essa é uma batalha da qual nós estamos preocupados no momento também”, disse.

Em função disso, a indicação é que as pessoas residentes em Urussanga que ainda não se vacinaram contra a febre amarela procurem a Unidade de Saúde do seu bairro e atualizem sua vacinação.

A vacina é para quem tem de 9 meses a 59 anos de idade e não apresenta critérios de contraindicação. Quem tem mais de 60 anos precisa passar por avaliação médica.

Veja os locais onde os macacos mortos foram encontrados: 

Divulgação

No Estado já foram registrados sete casos da doença, só em 2021, com duas mortes.

A primeira foi de um homem, de 34 anos, morador de Águas Mornas, na Grande Florianópolis. O outro, de um morador de 59 anos, de São Bonifácio, também região da Grande Florianópolis.

Os outros casos já confirmados são de Taió, Águas Mornas, Anitápolis, Blumenau e, por último em Imbituba. Segundo a Dive/SC, nenhum dos casos confirmados tinha registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.

Com informações do site ND Mais

Notícias Relacionadas

Tribunal de Justiça alerta para golpe de precatórios que registra 20 vítimas no Estado somente em 2020

Com os dados dos credores, uma quadrilha liga ou manda mensagem pelo aplicativo WhatsApp apresentando-se como funcionário do advogado da vítima, servidor do TJSC ou especialista que promete antecipar o pagamento mediante um depósito pelo serviço.

Cidasc alerta que comércio ambulante de mudas em Santa Catarina é proibido e deve ser denunciado

Essa proibição tem como objetivos, evitar a introdução de novas pragas no estado, bem como garantir a idoneidade das mesmas, contribuindo para o aumento da produtividade e da competitividade do setor agrícola catarinense.

Duas mulheres e um homem são mortos a tiros dentro de casa em Tubarão

Crime ocorreu por volta das 23h30 desta quinta-feira (31) no Bairro São Campreste

Saúde de Jacinto Machado alerta para que viajantes passem por triagem ao retornar à cidade

Com dois casos de coronavírus confirmados, ambos em pessoas que viajaram para fora do município, a iniciativa visa conter a proliferação do vírus e também dar segurança ao viajante que retorna para sua família.