Economia

Comércio de SC cresce 1,22% em fevereiro, apesar do prejuízo com atentados

Presidente da FCDL SC mantém previsão de acréscimo de 4% no movimento de Páscoa

O movimento do comércio no mês de fevereiro apresentou crescimento de 1,22% em relação a fevereiro do ano passado, segundo avaliação baseada em consultas (crediário e cheques) feitas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Apesar de torcer pela manutenção do índice anotado em janeiro (3,08%), o presidente da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL SC), Sergio Medeiros, acreditava que o aumento não ultrapassasse 1%, por causa da onda de atentados no estado, que provocou prejuízos ao comércio. “Com tudo o que aconteceu, o resultado foi ótimo”, disse. No acumulado do ano, o movimento de 2013 está 2,16% maior do que o de 2012.

Com o índice apurado em fevereiro, mantém-se a curva ascendente verificada desde outubro do ano passado. A estabilidade da economia e o aumento da massa salarial, segundo a FCDL SC, têm proporcionado segurança ao consumo.  Esta tendência leva a entidade a manter o otimismo de um movimento comercial satisfatório na Páscoa deste ano, com previsão de aumento do volume de vendas no varejo na ordem de 4% em relação ao mesmo período do ano passado.

O índice de inadimplência subiu novamente, atingindo 3,93%. Para Sergio Medeiros, ao aproximar-se de 4% a taxa de inadimplência “acende uma luz amarela” no comércio varejista. “Ao chegar a esse nível, a gente se preocupa. A recomendação da FCDL nesses casos é que o comerciante fique atento e consulte o SPC na hora em que for conceder o crédito ao consumidor.”

Colaboração: Marco Antonio Zanfra