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Comércio eletrônico tem gerado muitas reclamações no Procon de Orleans

Insatisfação por compras pela internet é uma das maiores reclamações no Procon da cidade das colinas

Foto: Reprodução Internet

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Com a tecnologia nos dias atuais, realizar compras pela internet está se tornando cada vez mais comum. O valor mais em conta é um dos motivos pela efetivação. No entanto, o consumidor deve ter muito cuidado e realizar este tipo de serviço com segurança. Conforme a coordenadora do Procon de Orleans, Aline Machine, uma das maiores reclamações no órgão é a insatisfação da compra pela internet.

“Toda semana atendemos mais de duas reclamações neste sentido. É um tipo de reclamação que tem crescido muito no Procon. O consumidor se sente seduzido pelo preço mais reduzido. É bom ter cuidado com as propostas em que o valor é bem inferior ao de mercado, porque normalmente é um produto de origem importada proveniente muitas vezes da China”, ressalta a coordenadora.

Ainda segundo a coordenadora, por lei, o consumidor tem sete dias para cancelar a compra efetuada. “Recebeu o produto e se arrependeu da compra o consumidor pode entrar em contato com o site e solicitar o cancelamento dentro de sete dias, ou a partir da data em que o consumidor assinou o contrato de prestação de serviço, ou a partir da data que ele comprou”, explica.
 
Caso não haja acordo para o cancelamento entre o consumidor e o fornecedor, é necessário procurar o Procon com todos os documentos em mãos. “Pode procurar o Procon munido de seus documentos, comprovante da compra, número do pedido e dos dados do estabelecimento. Por isso é muito importante que o consumidor faça a pesquisa do site para analisar se é um site idôneo, que tenha um telefone de contato, endereço e CNPJ, para que então a gente possa solucionar o caso”, relata.

Evandro Dalsasso é fornecedor e consumidor de compras on-line. Segundo ele, as compras são feitas no exterior e os fornecedores confiáveis são elencados.

“Atualmente tenho efetuado compras quase diariamente porque eu também prático comércio eletrônico na internet. Eu vendo alguns produtos relacionados para a área de informática no site mercado livre, então eu também compro on-line e tenho fornecedores no exterior, onde eu faço essas compras. Elenqueio os fornecedores mais confiáveis, faço compra via cartão de crédito e os produtos chegam para mim via correio e depois eu redespacho para os meus compradores”, ressalta Evandro.

Sempre em casos de reclamações o consumidor deve se dirigir até o Procon munido dos documentos básicos. Em Orleans o órgão funciona das 13h30min às 17h de segunda a sexta-feira.

Texto/Fonte: Thaise Vieira- Jornalismo Guarujá