Geral

Comitiva italiana assina protocolo de intenções entre Pedras Grandes e museu de Belluno

Entre os participantes da delegação estão autoridades, empresários, engenheiros e técnicos de diversos setores como medicina, construção civil, madeira, agricultura familiar e produção de cerveja artesanal

Fotos: Júlio Cancellier

Um grupo de 14 italianos da província de Belluno visitou na segunda-feira (24) o município de Pedras Grandes a convite do prefeito Agnaldo Filippi. Além da troca de experiências e divulgação do município, a visita resultou na assinatura de um protocolo de intenção entre o município e o MiM Belluno – Museo interattivo delle Migrazioni, com sede em Belluno. O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, participou do ato destacando a importância da parceria com os italianos para o resgate da história da região e incremento do turismo.

A parceria de Pedras Grandes com o Museu de Belluno vai contribui para a troca de conhecimentos sobre as raízes étnicas, folclóricas e musicais de cada um dos países, com a perspectiva de resultar na produção de vasto conteúdo multimídia que poderá ser utilizado em ambas as instituições.

A delegação liderada pelo presidente mundial da Associação Bellunesi nel Mondo, Oscar De Bona, é composta por autoridades italianas como o prefeito de Alleghe e conselheiro da província de Belluno, Danilo De Toni, pelo vice-prefeito de Sedico (BL), Gioia Sacchet e pelo vereador de Borgo Valbelluna (BL) Dario Dal Magro.

Entre os participantes da delegação estão autoridades, empresários, engenheiros e técnicos de diversos setores como medicina, construção civil, madeira, agricultura familiar e produção de cerveja artesanal.

O prefeito Agnaldo Filippi lembrou que oportunidade em que esteve na Itália divulgando a rota turística da imigração italiana houve o interesse dos italianos de aprofundar as relações com a região. “Com esta visita estamos dando sequência neste projeto”, disse o prefeito.

A visita da Associazione Bellunesi Nel Mondo começou às 16:00 com uma recepção na Prefeitura Municipal. Depois, o grupo visitou Azambuja e retornou a noite para um jantar por adesão no Clube 12 de Outubro, quando houve a concessão do título de Cidadão da Colônia Azambuja ao Sr. Oscar de Bona, presidente mundial da Associazione Bellunesi Nel Mondo, bem como a assinatura de um protocolo de intenção.