Geral

Comunidade se mobiliza para ajudar vítimas de inundação em Tubarão

Voluntários estão auxiliando mais de 700 pessoas desabrigadas na cidade, e rede de supermercados lançou campanha para arrecadar alimentos

Foto: Maurício Vieira/Secom/Divulgação

A população de Tubarão e diversas instituições têm se mobilizado para ajudar as mais de 700 pessoas desabrigadas na cidade, em função das fortes chuvas registradas nos últimos dias.

O ponto mais crítico foi considerado a madrugada desta quinta-feira (5), quando o Rio Tubarão chegou a sete metros acima da média e causou inundações em pontos da cidade.

Com a situação, diversas famílias precisaram deixar as suas casas e serem levadas para oito abrigos da cidade. Entre eles, o da Catedral Diocesana de Tubarão, onde diversos voluntários trabalham desde terça-feira (3).

“Até ontem a noite fizemos o cadastro de aproximadamente 170 pessoas, mas na madrugada foram chegando muita gente, inclusive dormindo ao em torno aqui da Catedral”, comentou Niakara Cascaes, uma das voluntárias.

Hoje o local abriga 380 pessoas. “O padre Eduardo Rocha abriu as portas da Catedral para que as pessoas pudessem vir para cá, trocassem a roupa, tomassem um banho. Elas também ganharam kit de higiene e fizeram todas as suas alimentações. Demos colchões e roupas de cama”, informou Niakara.

A voluntária está auxiliando as famílias desabrigadas desde quarta-feira de manhã. “Vim para cá fazer uma doação, mas vi que estava chegando muita gente precisando de ajuda. A Catedral não tinha se preparado para esse tanto de gente, não sabíamos que ia tomar essa proporção. Então, vendo o trabalho bonito do pessoal não tinha como ir embora”, disse.

Campanhas

O Clube Atlético Tubarão também colocou à disposição quartos de seu alojamento das categorias de base para as famílias desabrigadas. Além disso, o Líder Atacadista lançou a campanha “Doe amor: a atitude é boa quando a gente doa!”.

O objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis para serem distribuídos às famílias atingidas pelas chuvas intensas em Santa Catarina. Para cada pessoa doado, o atacarejo contribuirá com outro item não perecível. As doações podem ser feitas em todas as unidades do Líder Atacadista até às 22h desta quinta-feira (5).

A Funat (Fundação Municipal de Meio Ambiente) de Tubarão também pede a colaboração de moradores para a doação de cobertores e ração. Os itens serão entregues aos animais de estimação de famílias atingidas pelas chuvas.

Para doar, ou em caso de dúvidas, é preciso entrar em contato com a Funat através do telefone (48) 3626-8727. A Fundação está localizada na Rua Antônio Borges, no bairro Oficinas.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Acic faz apelo para que empresas e comunidade permaneçam atentas aos cuidados com a Covid-19

Assunto foi tratado na noite dessa segunda-feira, 22, durante reunião de diretoria da entidade empresarial

Polícia Civil identifica ladrões de residência no interior de Orleans

Acusados teriam atolado o carro e pediram ajuda para morador local. Câmera em ginásio também contribuiu para a identificação.

1° Moto Romaria acontece nesta sexta-feira em Lauro Müller

A iniciativa, que pretende unir fiéis em suas motocicletas, inicia às 9 horas com saída da Igreja Matriz Imaculado Coração de Maria, no centro de Lauro Müller.

Após oito anos, Conseg é reativado em Treviso

Membros da Diretoria Provisória foram apresentados em ato realizado na noite desta quarta-feira (17), no Auditório Vilson Savaris, centro da cidade, com a presença de lideranças municipais e comunitárias.